vesícula

6 Cuidados Após A Retirada Da Vesícula

A vesícula biliar é um órgão muito conhecido em função das famosas “pedras na vesícula”. Embora seja importante para o organismo, é possível levar uma vida normal após a sua retirada. 

Entretanto, existem alguns cuidados que precisam ser tomados pelo paciente durante o pós-operatório. Assim, a recuperação será tranquila e a cirurgia trará o resultado esperado. Quer saber mais sobre essas medidas? Continue a leitura.

1) Seguir a prescrição do médico

Antes da realização do procedimento, o paciente passará por uma consulta onde tudo será explicado, desde o método cirúrgico a ser utilizado até os cuidados necessários tanto no pré quanto no pós-operatório.

Dessa forma, para que não ocorram complicações e a cirurgia ofereça o resultado esperado, o paciente precisa fazer sua parte e seguir todas as orientações do profissional de saúde. Este momento inicial também deve ser utilizado para sanar todas as dúvidas.

2) Contar com o suporte de alguém

Embora o procedimento seja feito por videolaparoscopia, sendo minimamente invasivo, a recuperação cirúrgica pode envolver um certo desconforto ou dor abdominal nas primeiras semanas do pós-operatório.

Neste sentido, ter a ajuda de um familiar ou um amigo é fundamental para evitar incômodos ao se sentar, levantar ou deitar. Caso contrário, há o risco de rompimento dos pontos cirúrgicos, exigindo retorno imediato ao médico.

3) Cuidados com a alimentação

O pós-operatório da cirurgia de retirada da vesícula não exige grandes mudanças na alimentação. No período de recuperação, a alimentação precisa ser com pouca ou nenhuma gordura.

Ainda, esse cuidado deve ser mantido por, pelo menos, 30 dias após a cirurgia. Assim, evite o consumo de carnes vermelhas, queijos amarelos, requeijão, salsicha, nozes, abacate, manteiga, chocolates e produtos industrializados.

4) Fracione as refeições

Embora seja possível levar uma vida normal após a retirada da vesícula, a cirurgia provoca mudanças no funcionamento do trato digestivo, pois a bile não terá mais um lugar para ser armazenada.

Por isso, as refeições precisam ser fracionadas em pequenas porções, principalmente nos primeiros meses. Ao se alimentar várias vezes ao dia com pequenas quantidades, o paciente terá a sensação de saciedade e evitará a sensação de empachamento e as náuseas.

5) Movimente-se

O pós-operatório de colecistectomia, como é chamado o procedimento, envolve a realização de atividades físicas leves, sem levantamento de peso e sem muito impacto. Essa medida contribui com a circulação sanguínea, acelerando a recuperação.

6) Cuide do curativo

O local onde foi realizada a cirurgia de retirada da vesícula será protegido com um curativo ao fim do procedimento. Assim, impede que a ferida operatória infecte ou inflame e ajuda a absorver as secreções.

Porém, no período de recuperação, esse curativo precisa ser trocado diariamente ou, pelo menos, sempre que estiver sujo. Para isso, será necessário voltar ao consultório para que a área seja limpa com soro fisiológico e um novo curativo seja feito.

Enfim, estes são os principais cuidados no pós-operatório da cirurgia de retirada da vesícula. Portanto, se você estiver com o procedimento agendado, escute todas as orientações do médico e siga à risca.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte! 

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp