tipos de cirurgia de hérnia

Você conhece os diferentes tipos de cirurgia de hérnia?

Nem sempre uma hérnia pode ser tratada com um procedimento simples. Às vezes, as dores e os incômodos podem ser submetidos a um procedimento cirúrgico necessário. Existem vários tipos de cirurgia de hérnia e elas são usadas mediante algumas condições que são avaliadas pelos médicos. A abertura da pele, o uso de novas tecnologias ou mesmo a forma como essas cirurgias são feitas são fatores que podem influenciar em qual tipo será usado.

A princípio, todos os procedimentos podem apresentar riscos aos pacientes, mas apresentam um percentual grande em bons resultados. Não só para melhorar o organismo e especialmente a área onde se concentra a hérnia, mas as dores e a recuperação também apresentam um bom sinal de melhorias.

Tipos de cirurgia de hérnia

Cirurgia comum

É o meio tradicional de remover a hérnia através de um corte na pele. Esse corte nem sempre é feito na área onde se concentra a hérnia e sim pela região onde é mais fácil para os materiais chegarem até o local. A anestesia geral é necessária, uma vez que a cirurgia é invasiva e a introdução de materiais para remover a hérnia é feita para que ela seja tratada por completo. Essa cirurgia também é a mais demorada, chegando a ter uma duração de 2 horas até  2 horas e 30 minutos.

Cirurgia minimamente invasiva

É a mais rápida e a que menos causa traumas no corpo. Não é à toa que o tempo de recuperação é mais rápido e o corpo consegue se restabelecer sem muitas dificuldades. Ela é menos invasiva porque além de usar pequenos materiais que não necessitam de corte na pele, a cirurgia também proporciona que esses materiais tenham melhor locomoção na região da hérnia.

Dos tipos de cirurgia de hérnia, a técnica minimamente invasiva também pode adotar outros tipos de técnica associados.

Cirurgia robótica

É outro tipo de cirurgia moderna e bastante oportuna para quem não quer sofrer com sangramentos, complicações no pós-operatório e risco de infecção. A cirurgia robótica consiste na instalação de três a cinco orifícios na área onde se concentra a hérnia. Um desses orifícios possui uma microcâmera no qual o cirurgião consegue ver a região interna e consegue manipular a hérnia com mais facilidade. Tanto para notar a área e mover as pinças nos orifícios, a cirurgia robótica consegue dar uma visão bem mais ampliada do tratamento e dura até bem menos do que uma cirurgia tradicional.

Embora esses tipos de cirurgia de hérnia tenham suas particularidades, todas elas apresentam suas vantagens. De acordo com a avaliação médica, o paciente poderá ser submetido a uma delas para ter uma recuperação completa e sem riscos.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte!

O que deseja encontrar?

Compartilhe