terapia com aspiração

Terapia com aspiração para obesidade: o que é e quais as indicações?

A obesidade é uma doença crônica cuja principal característica é o acúmulo excessivo de gordura corporal. A preocupação com esse problema é atual e muito presente, pois o número de pessoas obesas têm aumentado rapidamente. Tem sido, por isso, considerada uma questão de saúde pública. Sendo assim, há uma série de tratamentos disponíveis, dentre eles, a terapia com aspiração.

O que é a terapia com aspiração

Esse método de tratamento chegou recentemente ao Brasil. A sua realização consiste na introdução de um tubo de gastrostomia no indivíduo. Em uma das extremidades, o equipamento é conectado a um aspirador cuja função é sugar o conteúdo gástrico, após 20 minutos de a refeição ter sido ingerida. O processo de aspiração é feito por meio de um aparelho denominado Aspire-Assist. A ação não demora muito mais que dez minutos. O objetivo é remover cerca de 30% das calorias consumidas. Estudos realizados sobre essa técnica têm apresentado dados importantes. O ponto mais relevante é que as pessoas que passaram pela intervenção obtiveram perda de peso maior, comparando-se com outros métodos, como, por exemplo, a mudança de hábitos de vida ou a cirurgia bariátrica. Além disso, a manutenção do peso também se mostrou mais duradoura. Em síntese, o que acontece na terapia com aspiração é que a recuperação de peso é mínima ou inexistente. No caso da cirurgia bariátrica, a pessoa readquire, aproximadamente, o que eliminou, em até uma década.

Efeitos colaterais

Esse método se mostra muito vantajoso para o indivíduo, uma vez que os efeitos colaterais, geralmente, são inexistentes. Quando ocorrem, são bem menores do que os sucedidos em outros tipos de tratamento. O motivo para isso é, principalmente, por se tratar de um procedimento não invasivo, que não altera de forma alguma a anatomia gastrointestinal.

Indicações

O processo de avaliação para se realizar a terapia com aspiração para obesidade segue os mesmos parâmetros adotados em outros casos. Entretanto, sempre respeitando alguns requisitos específicos e características individuais dos interessados. Sendo assim, podem ser candidatas pessoas com IMC ≥ 40kg/m², bem como aquelas que apresentam IMC ≥ 35kg/m², com comorbidades, a exemplo da hipertensão arterial de difícil controle, doença cardiovascular, hipopneia obstrutiva (apneia do sono), síndrome da apneia, diabetes mellitus e doença cardiovascular degenerativa.

Obesidade no Brasil

As estimativas atuais apontam para mais 20 milhões de brasileiros em situação de obesidade. Entre os adultos, as mulheres são as mais atingidas com 16,9%, enquanto, entre os homens, o percentual é de 12,5%. Além disso, cerca da metade dos adultos está com sobrepeso ou caminha para isso. Independentemente de o indivíduo se submeter à terapia com aspiração ou a algum outro método para o tratamento da obesidade, seu futuro e qualidade de vida estão intimamente relacionados com a sua disciplina. Portanto, cuidado e força de vontade de querer trazer para a rotina diária ações e medidas saudáveis são indispensáveis. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte!

O que deseja encontrar?

Compartilhe