O corpo é inteiramente interligado. Por isso, muitas doenças estão associadas à nossa saúde mental. Um bom exemplo é a doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), que tem relação com desequilíbrios emocionais, emoções fortes e constantes.
Neste sentido, é preciso conhecer os sintomas e gatilhos mais comuns para essa doença. Então, se você tem interesse no tema, continue a leitura do post. A seguir, explicaremos tudo sobre eles.
Gatilhos e sintomas do Refluxo
1) Depressão
A depressão é uma doença grave e que traz consequências para todo o organismo. A depender do nível do quadro depressivo, o paciente desenvolve um estilo de vida extremamente prejudicial.
Isso inclui uma alimentação desequilibrada, má qualidade do sono, sedentarismo e isolamento social. A combinação de todos esses fatores forma um importante gatilho para as crises de refluxo gastroesofágico.
2) Dor no peito
Embora a dor no peito seja comumente associada ao infarto, muitas vezes pode indicar um quadro de refluxo. Isso porque, quando o ácido estomacal atinge o esôfago, causa queimação e ardor, gerando uma cólica na região do peito que se assemelha a um ataque cardíaco.
Além disso, esse desconforto é chamado de dor torácica de origem não cardíaca. Nesse sentido, considerada um pouco rara, essa dor só é diagnosticada quando todos os exames descartam a suspeita de infarto. Assim, inicia-se a busca pelo diagnóstico e tratamento do refluxo.
3) Ansiedade
A ansiedade é um gatilho emocional que nos deixa alertas em situações de perigo ou quando necessitamos manter o foco e a concentração em algo de extrema importância. No entanto, quando há um excesso de ansiedade, o corpo responde de forma agressiva. Em muitos casos, essa resposta é o quadro de refluxo.
4) Estresse
Outro gatilho muito conectado à ansiedade e diretamente relacionado ao refluxo. Isso porque, quando nos encontramos em uma situação de estresse excessivo, o organismo eleva a produção de ácidos gástricos, agravando os sintomas de refluxo.
5) Compulsão alimentar
Em decorrência do estresse e da ansiedade, uma pessoa tende a desenvolver a compulsão alimentar, pois, quando há um desequilíbrio emocional, uma das formas mais comuns de descontar esses sentimentos é na alimentação.
6) Consumo de álcool e/ou tabagismo
Outro importante gatilho para o surgimento dos sintomas de refluxo é o consumo excessivo de bebidas alcoólicas combinado ou não ao uso de cigarro. Geralmente, esses hábitos têm a intenção de aliviar o estresse e a ansiedade.
No entanto, o álcool em excesso desacelera o processo de digestão, piorando o refluxo e irritando o revestimento do estômago. Por outro lado, o cigarro modifica a produção de saliva, impactando na função protetiva dessa substância contra a ação de ácidos estomacais.
7) Dor estomacal e Refluxo
Em suma, os ácidos do estômago atuam na digestão dos alimentos que ingerimos e que devem seguir para o intestino. Portanto, quando esses ácidos retornam para o esôfago, causam irritação dos tecidos, causando dores no estômago, na laringe e na faringe.
Lidando com o Refluxo
Enfim, esses são os sintomas e gatilhos mais comumente relacionados com a doença do refluxo gastroesofágico. Então, se você se identifica com alguma dessas situações, converse com seu médico.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Então, leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte!