colesterol

Qual A Diferença Entre O Colesterol HDL e LDL?

Embora seja conhecido por muitos como um vilão, o colesterol é um tipo de lipídio que ajuda na manutenção do funcionamento das células do corpo. Existem dois tipos dessa lipoproteína: HDL, chamado de colesterol bom, e LDL, chamado de colesterol ruim.

Você sabe as diferenças entre eles? Sabe em quais alimentos cada um pode ser encontrado? Então, recomendamos a leitura deste post. A seguir, explicaremos tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

O que é o colesterol HDL?

O colesterol é uma substância cerosa semelhante à gordura encontrada em todas as células do corpo. Além de ser produzido pelo fígado, ele também é encontrado em diversos alimentos, tais como, carnes e laticínios. 

Para percorrer a corrente sanguínea, o colesterol precisa ser transportado por moléculas chamadas de lipoproteínas. Cada lipoproteína tem suas próprias preferências para colesterol, agindo de acordo com o tipo que carrega.

Ainda, o HDL é a abreviação para o termo “High Density Lipoprotein” ou Lipoproteína de Alta Densidade. Em resumo, é uma partícula mais densa, quando comparada a outros tipos de partículas de colesterol.

Os níveis de colesterol são uma medida importante da saúde do coração. No caso do HDL, ele precisa estar em níveis mais altos, sendo 40 mg/dl o valor de referência utilizado. Entre os benefícios que oferece estão:

  • elimina e remove o colesterol LDL;
  • diminui, reutiliza e recicla o colesterol LDL, fazendo com que seja novamente processado pelo fígado;
  • mantém o bom funcionamento das paredes internas dos vasos sanguíneos, impedindo a formação de placas responsáveis por causar a aterosclerose.

O que é o colesterol LDL?

A sigla LDL significa “Low Density Lipoprotein” ou Lipoproteína de Baixa Densidade. Diferente do HDL, o LDL é chamado de colesterol ruim, pois o seu acúmulo nas paredes dos vasos sanguíneos pode estreitar a passagem.

Com isso, contribui para a formação de um coágulo, levando a um ataque cardíaco ou derrame. Essa lipoproteína transporta o colesterol do fígado e do intestino para os tecidos do corpo humano.

Ainda, segundo os níveis de referência estabelecidos, o valor ideal do colesterol LDL é que seja inferior a 100 mg/dl. A verificação dessas taxas é possível através de um simples exame de sangue.

Como controlar o nível de LDL e HDL?

Por ser benéfico ao organismo, o colesterol HDL está associado a hábitos saudáveis, como uma boa alimentação, prática de exercícios físicos, controle do estresse, boas noites de sono, entre outros.

Por outro lado, o colesterol LDL pode ser elevado a partir de fatores negativos, como sedentarismo, obesidade, má alimentação e tabagismo. Além disso, os níveis dessas substâncias são influenciados pelos tipos de alimentos presentes na dieta. Para favorecer o HDL, você precisa consumir:

  • frutas com muitas fibras, como ameixas, maçãs e peras;
  • gorduras saudáveis que podem ser encontradas na azeitona e no azeite de olive extra virgem;
  • grãos inteiros como o feijão, lentilha e grão-de-bico;
  • grãos integrais como o arroz integral, cereais e farelos;
  • o consumo de peixes de águas profundas, ricos em ômega-3, tais como, salmão, cavalinha, atum, sardinha e truta.

Então, como você pode perceber, o HDL e o LDL são tipos de colesterol completamente distintos. Portanto, se deseja levar uma vida saudável e afastar o risco de doenças graves, leve uma vida saudável.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte! 

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp