doença de barret

Quais São Os Preparativos Para Cirurgia De Pedra Na Vesícula?

A vesícula é um pequeno órgão que auxilia na digestão dos alimentos. No entanto, podem ocorrer alterações na composição da bile que ocasionam a formação de cálculos biliares, também chamados de pedra na vesícula.

A depender da presença de sintomas e de outros fatores, a cirurgia de pedra na vesícula é a melhor alternativa de tratamento. Neste post, explicaremos tudo sobre ela, principalmente os cuidados necessários no pré-operatório.

Como é a cirurgia de pedra na vesícula?

O procedimento realizado para o tratamento da colelitíase, como são chamadas as pedras na vesícula, visa a remoção não só desses cálculos, mas também da própria vesícula biliar. A técnica é chamada de colecistectomia.

Ainda, quando o diagnóstico da condição é confirmado, o médico tende a programar a cirurgia. No que se refere à duração, o procedimento é bem rápido, levando cerca de 45 minutos. De modo geral, a colecistectomia pode ser feita de duas formas:

  • cirurgia aberta: procedimento feito através de um corte maior no abdômen para a retirada da vesícula. Nesse caso, a recuperação é mais longa e o paciente fica com uma cicatriz mais visível;
  • cirurgia por laparoscopia: nessa técnica, o cirurgião realiza quatro pequenas incisões no abdômen do paciente para inserir os instrumentos cirúrgicos e uma pequena câmera que irá transmitir imagens para um monitor. Com a melhor visualização da área, há menos manipulação e cortes. Assim, esse tipo de cirurgia apresenta uma recuperação mais rápida, com menos dor e uma cicatriz.

Como é o pré-operatório?

Para realizar a cirurgia de pedra na vesícula, o primeiro passo é obter o diagnóstico correto do problema. Confirmada a necessidade de operar, o paciente precisará realizar uma avaliação pré-operatória.

Com isso, será possível confirmar que ele não apresenta nenhum fator que inviabilize a realização da cirurgia. Para isso, avaliam-se as suas condições cardiológicas, bem como a identificação de doenças pré-existentes, como hipertensão, diabetes, entre outros.

Além dessa avaliação, o médico irá solicitar ao paciente os seguintes exames: hemograma, glicemia em jejum, creatinina, coagulograma, raio-x do tórax e eletrocardiograma. A depender da idade dele, podem ser necessários outros exames mais aprofundados.

Com todos os resultados em mãos, a equipe médica irá analisá-los e, se for favorável, iniciam-se os preparativos para a cirurgia. Nesse momento, o paciente recebe as seguintes orientações:

  • uso de medicamentos: será preciso evitar o uso de substâncias como aspirina nos dias que antecedem o procedimento. Se o paciente for diabético, também é necessário ajustar a dieta e os medicamentos utilizados;
  • parar de fumar: os pacientes fumantes serão orientados a parar de fumar ou, no mínimo, reduzir ao máximo o consumo de cigarros por até um mês antes da cirurgia. Essa atitude evita complicações pulmonares e garante uma boa oxigenação dos tecidos;
  • ajuste na dieta: outra recomendação é evitar o consumo de alimentos e bebidas que causem algum tipo de irritação gástrica, como é o caso do café e das bebidas alcoólicas.

No dia escolhido para a cirurgia, o paciente precisará realizar um jejum de alimentos sólidos por, pelo menos, 8 horas antes da anestesia. Além disso, é necessário que faça uma excelente higiene pessoal.

Ademais, as outras recomendações são comuns a qualquer intervenção cirúrgica, como o preparo anestésico, trâmites burocráticos para internação, entre outros. O mais importante é o paciente permanecer tranquilo e relaxado ao ser encaminhado para o centro cirúrgico.

Enfim, como você pode perceber, a cirurgia de pedra na vesícula é um procedimento simples, assim como os preparativos. Portanto, se você sofre com a colelitíase e irá realizar o tratamento cirúrgico, siga todas as orientações do pré e do pós-operatório.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte! 

O que deseja encontrar?

Compartilhe