pedra na vesícula

Entenda a diferença entre pedra na vesícula e cálculo renal

Cálculo renal e pedra na vesícula são duas enfermidades diferentes, embora muitas pessoas achem que se trata do mesmo problema. Apesar de compartilharem certos sintomas e da similaridade no nome, elas ocorrem em locais diferentes do organismo. Vamos entender um pouco mais sobre essas complicações.

Qual a diferença entre cálculo renal e pedra na vesícula?

A diferença se manifesta nos sintomas. Ambos levam o enfermo a sofrer com cólicas, mas de maneira diferente. A pedra na vesícula causa uma cólica biliar, normalmente na região da barriga, que acontece subitamente, ao lado direito do abdômen. Junto a uma forte dor, podem aparecer náuseas e vômitos.

A cólica renal, conhecida por ser de forte intensidade, também costuma aparecer com náuseas e vômitos. Surge nas costas, no local onde o cálculo está se movimentando. Por isso, pode se direcionar para a região genital. É comum que o paciente note sangue na urina.

Características do cálculo renal

O cálculo renal é conhecido popularmente como “pedra no rim”. Apesar de o nome especificar o rim, esse problema pode ocorrer em qualquer outro órgão relacionado ao trato urinário. A razão da enfermidade é a formação de uma pequena massa sólida constituída a partir de pequenos cristais.

A causa mais comum para o cálculo renal é um volume insuficiente de urina ou a falta de ingestão de líquidos diários. Também pode ocorrer por causa de distúrbios metabólicos, por exemplo, no ácido úrico e na glândula paratireóide. Há casos em que acontece obstrução nas vias urinárias.

Um paciente que acumula cálculo renal passa a ter cólica renal quando o corpo tenta eliminar os cristais acumulados. Isso acontece porque as pedras tentam partir do rim, pelos ureteres, rumo à bexiga e à uretra.

Os cálculos urinários são tratados com litotripsia, um procedimento que busca reduzir o tamanho das pedras, para que elas passem pelo canal urinário. Existem outros tratamentos endoscópicos, e, em muitos casos, não é necessário utilizar instrumentos, pois a eliminação acontece de forma espontânea.

Características da pedra na vesícula

A pedra na vesícula é um problema caracterizado pela presença de um ou mais cálculos na vesícula ou no “ducto biliar”. Também chamada de cálculos biliares, a complicação acontece porque há uma aglomeração de cristais na região.

A doença está ligada à incapacidade de solubilidade do colesterol e das bilirrubinas (componentes da bile). No entanto, não se sabe ao certo quais são as causas, apenas que há fatores de risco que elevam o número de casos.

Mulheres em idade fértil, com obesidade ou mais de 40 anos têm maior risco de desenvolver o problema. Pessoas com uma dieta rica em gordura e pobre em fibras também aumentam a predisposição. Outros em risco são os que possuem parentes com antecedentes e os que já tiveram anemia hemolítica.

O tratamento exige a remoção cirúrgica da vesícula biliar para a retirada dos cálculos no ducto biliar. É feita uma endoscopia digestiva antes ou no momento da cirurgia na vesícula.

Resumindo, a diferença entre cálculo renal e pedra na vesícula está não somente na forma como a doença se manifesta, mas como também no órgão atacado e no tratamento.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte!

O que deseja encontrar?

Compartilhe