Obesidade

Principais Comorbidades Relacionadas À Obesidade

A obesidade é considerada um problema mundial de saúde pública. Esse título se deve não só ao desconforto estético ou dificuldade de mobilidade que pode causar, mas principalmente às comorbidades relacionadas ao quadro.

Você já ouviu falar nelas? Então, não deixe de ler este post. A seguir, explicaremos quais as condições mais graves associadas ao excesso de peso corporal. Ficou interessado? Continue a leitura.

Hipertensão

A hipertensão arterial ocorre quando há um aumento de pressão nos vasos sanguíneos, sendo um problema que pode acometer pessoas de qualquer idade ou gênero. O quadro é ainda mais comum em indivíduos obesos.

Isso porque, devido ao alto consumo de alimentos ricos em sódio e gorduras saturadas e ao sedentarismo, os vasos sanguíneos ficam comprimidos, o que causa o aumento da pressão. O principal ponto de atenção relacionado à hipertensão é que está diretamente ligada a causa de infarto, derrame e insuficiência renal.

No entanto, quando diagnosticada, a hipertensão arterial é facilmente tratada com medicamentos específicos e mudanças no estilo de vida, especialmente no que se refere aos hábitos alimentares, consumo de álcool e prática de exercícios físicos.

Síndrome metabólica

A síndrome metabólica é um conjunto de alterações metabólicas e hormonais, caracterizada por intolerância à glicose, hipertensão arterial, obesidade e dislipidemia. Assim, forma um complexo de fatores que contribuem para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

A principal medida terapêutica é a mudança no estilo de vida, principalmente no que se refere aos hábitos alimentares e a atividade física. O tratamento medicamentoso deve ser indicado sempre que não seja possível alcançar um resultado satisfatório pela adoção de bons hábitos.

Colesterol alto

O colesterol é um elemento essencial para as membranas celulares do corpo, sendo, em sua maioria, produzido pelo próprio organismo. Porém, é composto por duas frações: HDL (colesterol bom) e LDL (colesterol ruim).

Geralmente, quem sofre com o excesso de peso alimenta-se mal e não pratica atividades físicas com regularidade. Com isso, a taxa de colesterol total tende a aumentar, elevando o risco de entupimento das veias e das artérias, o que leva a um infarto ou derrame.

Diabetes

O diabetes é uma doença que se caracteriza pelo aumento dos níveis de glicose no sangue. O problema ocorre em função de dificuldades na secreção de insulina, hormônio produzido pelo pâncreas e que é responsável pela absorção da glicose presente nas células do organismo.

A falta de insulina ou o seu mau funcionamento causa o acúmulo de glicose no sangue, levando à hiperglicemia. Em pessoas obesas, a produção de insulina é desregulada, o que favorece o desenvolvimento da diabetes tipo 2.

Apneia do sono e asma

Outra comorbidade relacionada à obesidade é a apneia do sono, um problema que causa paradas respiratórias involuntárias durante o sono. Isso ocorre porque o excesso de gordura na área do pescoço e do tronco dificulta a respiração, levando ao fechamento repentino da faringe.

Ainda, a asma também é uma doença respiratória causada pelo estreitamento dos bronquíolos, prejudicando a respiração. Acredita-se que a obesidade provoca uma reação inflamatória relacionada ao excesso de tecido adiposo e alto nível de colesterol.

Enfim, como você pode perceber, são diversas as doenças consideradas como comorbidades relacionadas à obesidade. Portanto, para evitar o risco de desenvolver essas patologias graves, procure evitar o excesso de peso corporal.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte! 

O que deseja encontrar?

Compartilhe