obesidade

Obesidade e hérnia de hiato: entenda porque essa é uma relação perigosa

Segundo a Organização Mundial da Saúde, uma a cada três pessoas estão acima do peso e a perspectiva é de um crescimento ainda maior nos próximos anos. Nos últimos 20 anos a obesidade tem sido foco de debates e estudos pelo seu amplo crescimento na população mundial e suas consequências. Considerada uma epidemia e questão de saúde pública, mais do que um problema estético a principal preocupação são as doenças que ela pode ocasionar.

A faixa de mortalidade entre os obesos é bem superior ao de pessoas com o peso ideal. O motivo é o excesso de gordura corporal, que potencializa o surgimento de doenças como a hérnia de hiato. O acúmulo de gordura abdominal aumenta a pressão entre os tecidos e provoca um rompimento no diafragma, permitindo que parte do estômago se insira no orifício formado.

Como surge a hérnia de hiato?

A hérnia de hiato acontece quando parte do estômago sai por um orifício do diafragma. As causas para o seu surgimento ainda são desconhecidas pela ciência, mas um dos principais fatores é a obesidade.

Pessoas com excesso de gordura acumulada no abdômen causam compressão e forçam os tecidos e órgãos, fazendo com que o estômago suba mais próximo do tórax e o diafragma se torna mais frágil e fino. A pressão também alarga a cavidade do esôfago para o estômago, propiciando a erupção do órgão para o diafragma.

Em casos mais graves em que o orifício é bastante extenso, pode passar outros órgãos como o baço e parte do intestino. Mas em geral a hérnia de hiato é pequena a assintomática, de difícil diagnóstico pela sua localização interna e não perceptível ao tato e aos olhos.

Enquanto a hérnia de hiato passa despercebida para a maioria das pessoas e raramente aumenta de tamanho, para as pessoas obesas há um grande risco de causar outros problemas mais graves. O mais grave deles é o estrangulamento da parte externa do órgão causada pela pressão da gordura abdominal, que oprime o estômago no pequeno orifício e pode fazer com que ele seja rompido. Diante desse quadro, o paciente sofre infecções e deve ser operado imediatamente, sob risco de morte.

Outros problemas que podem surgir é a anemia e problemas pulmonares.

Tratamento da hérnia de hiato para obesos

O tratamento mais indicado para pacientes com hérnia de hiato é a cirurgia, porém para os obesos ela pode ser um risco. O procedimento cirúrgico é simples e busca recolocar o órgão no seu lugar e reconstruir o tecido rompido através da aplicação de uma tela.

Mas em pessoas obesas há o risco da gordura abdominal romper os pontos e o local onde foi colocada a tela, prejudicando a cirurgia. Caso a hérnia de hiato seja descoberta ainda sem sintomas e complicações, a indicação médica é que o paciente inicie um processo de reeducação alimentar unido de atividade física, para diminuir seu peso corporal e então ser possível realizar a cirurgia.

Cerca de 10% dos pacientes voltam a ter hérnia de hiato após a cirurgia, basicamente se são obesos e mantém uma alimentação desregrada.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte!

O que deseja encontrar?

Compartilhe