Microbiota Intestinal

Microbiota Intestinal: o que é?

Você sabia que o seu intestino é habitado por trilhões de bactérias, vírus e fungos? A essa população dá-se o nome de microbiota intestinal. Entre suas principais funções está a de manter a integridade da mucosa do intestino.

Quer saber mais sobre a sua microbiota? Então, recomendamos a leitura deste post. Nele, você irá entender tudo sobre as funções e importância dela para a sua saúde.

Entenda o que é a microbiota intestinal

Em suma, quando falamos em microbiota intestinal, estamos nos referindo aos milhões de microrganismos que habitam o trato gastrointestinal, tais como, vírus, fungos e bactérias. Essa microbiota começa a se formar após o nascimento do bebê.

Por isso, a mãe é a primeira fonte de microrganismos dos recém-nascidos. Diversos estudos apontam que uma boa saúde intestinal é determinante para uma boa qualidade de vida. Nesse sentido, é importante cuidar para que sua microbiota seja composta por microrganismos bons para o corpo.

Ainda, acredita-se que a microbiota intestinal seja composta por trilhões de bactérias, fungos e vírus, e pode pesar até 2 quilos. Por exemplo, crianças que nasceram em parto normal entram em contato com bactérias mais cedo do que quem nasceu via cesárea.

Na vida adulta, a microbiota é afetada pelos nossos hábitos. Consumir uma elevada quantidade de alimentos industrializados, por exemplo, altera a composição dos microrganismos presentes, quadro de disbiose.

Quais as funções da microbiota intestinal?

Uma microbiota intestinal saudável é composta por bactérias, vírus e fungos bons, sendo fundamental para o organismo, pois permite que ela desempenhe suas funções com excelência, tais como:

  • controle da proliferação de bactérias patogênicas presentes no trato intestinal;
  • estímulo do sistema imunológico;
  • absorção da energia dos alimentos;
  • produção de componentes necessários para a renovação celular;
  • regulação da absorção de nutrientes;
  • ajuda a regular o apetite e a sensação de saciedade;
  • participação na produção de vitaminas e enzimas, como a vitamina K e biotina.

O que uma microbiota desequilibrada pode causar?

Uma microbiota desequilibrada é aquela que possui mais microrganismos nocivos do que benéficos, afetando o seu funcionamento e prejudicando o corpo, causando, entre outras coisas, a disbiose intestinal.

A disbiose pode causar inflamação e levar à diminuição da capacidade de absorção do intestino. Em consequência disso, o paciente pode apresentar deficiências nutricionais e uma série de outros sintomas, como náuseas, gases, vômitos, azia, diarreia ou prisão de ventre.

Em alguns casos, esse problema pode contribuir para o desenvolvimento da intolerância à lactose, doença celíaca ou síndrome do intestino irritável. Porém, a disbiose pode ser passageira e o equilíbrio da microbiota pode ser restaurado a partir da adoção de um estilo de vida saudável.

Como manter a microbiota regulada?

Ao longo do tempo, a microbiota intestinal pode ser impactada negativamente por vários fatores, principalmente pela alimentação. Nesse sentido, é fundamental evitar alimentos industrializados, carboidratos refinados, gorduras saturadas e açúcares simples.

Além disso, para mantê-la saudável e equilibrada, é importante aprender a controlar o estresse, melhorar a qualidade da alimentação, consumir alimentos ricos em fibras, manter-se hidratado e inserir os alimentos probióticos na sua alimentação.

Enfim, a microbiota intestinal é muito importante para o corpo. Por isso, você precisa se esforçar e fazer a sua parte para mantê-la equilibrada. Para isso, procure a ajuda de profissionais de nutrição e endocrinologia.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Então, leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte! 

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp