Diante da necessidade de passar por uma cirurgia, muitas pessoas ficam apreensivas e até angustiadas. Porém, esse medo de operar pode ser controlado ou até minimizado a partir da adoção de algumas medidas.
Quer saber mais sobre elas? Então, não deixe de ler este post. Neste post, listamos várias dicas importantes que o ajudarão a perder o temor em enfrentar uma intervenção cirúrgica.
1) Conheça o histórico do cirurgião
Geralmente, o medo de operar é justificado pela descrença ou falta de conhecimento sobre a competência e experiência do profissional responsável pelo procedimento. Porém, esse é um problema simples de resolver, basta buscar mais informações sobre ele.
Para isso, solicite ao próprio cirurgião mais dados sobre o seu histórico de cirurgias bem-sucedidas, procure avaliações na internet sobre o profissional, pesquise no conselho, associação e/ou sociedade da classe.
2) Tire todas as dúvidas antes da cirurgia
Para não ficar com várias perguntas sem resposta no dia da cirurgia, use bem o tempo que antecede o procedimento. Como as dúvidas podem surgir em qualquer momento, sempre anote-as e leve no dia da consulta.
Além disso, verifique com a equipe médica se é possível ter um canal de contato para fazer outras perguntas, caso elas surjam. O objetivo é ter todas as informações que você precisa antes da cirurgia, de modo que fique mais tranquilo e sinta-se mais preparado.
3) Verifique se a cirurgia é, de fato, necessária
Nem sempre há a necessidade de passar por um tratamento cirúrgico. A depender do problema diagnosticado, podem existir outros métodos conservadores que ofereçam bons resultados.
Um bom exemplo são as cirurgias plásticas. Embora ofereçam um resultado favorável e devolvam a autoestima ou até a função de alguma parte do corpo, em alguns casos a motivação é apenas estética. Se você não se sente seguro, não se submeta ou busque outras formas.
4) Entenda tudo sobre os cuidados pós-operatório
O medo de operar costuma ser causado pelo medo do período de recuperação que, por sua vez, é motivado pela falta de conhecimento sobre os cuidados necessários neste período e os riscos de complicações.
Vou sentir muita dor? Será possível dirigir? Posso voltar ao trabalho? Será preciso pedir ajuda a alguém? Todas essas perguntas podem ser respondidas na consulta que antecede a cirurgia. O tempo de recuperação varia de acordo com o tipo de procedimento e com as características do paciente.
5) Saiba como será a anestesia
Outro grande motivo para o medo de operar é o temor da anestesia. Em primeiro lugar, muitas pessoas pensam que há o risco dela não funcionar e elas sentirem toda a cirurgia. Dificilmente isso ocorre, mas, se acontecer, basta informar ao médico que ainda não surtiu efeito.
Existem diferentes tipos de anestesia. Quando é geral, bloqueia a dor em todo o corpo, paralisando os músculos e promovendo amnésia e inconsciência temporária. Os músculos respiratórios também são paralisados, o que exige a intubação do paciente.
Já a anestesia regional atua em uma parte específica do corpo, geralmente, é aplicada na região abaixo da cintura, em uma das pernas ou em um dos braços, sendo mais utilizada em cirurgias simples.
Enfim, se você tem medo de operar, siga nossas dicas. Com elas, você passa a dispor de recursos para conter esse temor e ficar mais otimista com o resultado do procedimento. Lembre-se de sempre conversar com seu médico.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte!