hérnia e câncer

Hérnia pode virar câncer?

A hérnia é um problema de saúde que atinge milhares de brasileiros todos os anos. Trata-se de uma protuberância oriunda de algum dos nossos órgãos internos. Esse escape pode surgir em várias partes do nosso corpo, sendo mais comum aparecer no umbigo, na coluna e no abdômen. Mas, o que faz esse problema surgir?

As hérnias aparecem quando alguma parte do órgão em questão se desloca, invadindo uma região do corpo que não lhe pertence. Muitas pessoas acreditam que hérnia e câncer tem algum tipo de ligação, porém esse é apenas mais um mito.

Tipos de hérnia

Existem vários tipos de hérnia. Elas normalmente se diferenciam pelo local em que aparecem no corpo humano. A hérnia inguinal, por exemplo, é o escape que aparece na região da virilha, sendo mais comum dentre pessoas do sexo masculino. Normalmente, esse tipo de hérnia surge como resultado do deslocamento de uma parte do nosso intestino, que acaba invadindo uma região mais fraca dos nossos músculos abdominais.

Já a hérnia de disco, que atinge mais de 5 milhões de pessoas só no Brasil, manifesta-se no disco intervertebral, causando muitas dores nas costas, além de sensação de dormência na região. Esse tipo de hérnia é classificada de acordo com a área da coluna em que se manifesta, podendo ser no pescoço, na parte do meio das costas ou na região mais baixa das costas.

Três tipos bastante comuns de hérnia também são a hérnia de hiato, que se localiza no abdômen, a hérnia umbilical, que aparece no umbigo do paciente, e a hérnia inguinal, que fica próxima à região da viralha e também causa muitas dores em quem sofre com o problema.

Hérnia e câncer: qual a relação?

Por muito tempo, criou-se um mito de que qualquer tipo de hérnia poderia se agravar e virar câncer. Muitas pessoas no país seguem acreditando nesse tipo de relação, porém a medicina moderna já provou que a relação entre hérnia e câncer não passa de uma lenda.

Portanto, para a pergunta “hérnia pode virar câncer?”, a resposta é “não”. Hérnia não vira câncer. Porém, em um caso bem específico, a presença da hérnia pode tornar favorável o aparecimento de um tipo de câncer.

Isso acontece com a hérnia de hiato. Como dito anteriormente, a hérnia de hiato surge na região do estômago do paciente. Ela é mais comum em pessoas com excesso de peso ou com mais de 50 anos. Os principais sintomas da existência dessa hérnia são incidência de arrotos, muita dificuldade para engolir alimentos ou até mesmo a própria saliva, dores na região do peito e, principalmente, azia.

A hérnia de hiato também causa refluxo gastroesofágico. Caso não seja tratada, essa passagem de acidez do estômago para o esôfago pode causar câncer de esôfago. Por isso, para evitar essa relação entre hérnia e câncer, o ideal é sempre realizar consultas com um especialista e evitar surpresas. A prevenção é o melhor remédio!

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte!

O que deseja encontrar?

Compartilhe