hérnia inguinal indireta

Hérnia inguinal indireta: o que é e como tratar

Sentir dores na região próxima da virilha e perceber que há uma saliência na área pode ser um sinal de hérnia inguinal indireta. Esse problema é mais comum em homens, mas pode acontecer em mulheres também.

Conheça agora, neste artigo, o que é e como tratar esse distúrbio.

O que é a hérnia inguinal indireta?

A hérnia inguinal indireta acontece quando há uma fraqueza nos músculos ou tecidos internos do abdômen e um órgão salta por uma abertura gerada por essa fraqueza.

A expressão inguinal é usada para explicar que o órgão atravessa a parede abdominal, próxima da virilha. A hérnia ainda pode aparecer somente de um lado (unilateral), ou dos dois lados (bilateral).

Já o que caracteriza a hérnia de tipo indireta, é quando ela se forma na passagem da alça intestinal e chega ao interior da bolsa escrotal.

Causas

Há alguns fatores de risco para esse problema acontecer, entre eles estão:

  • sexo masculino;
  • tosse crônica;
  • constipação intestinal (prisão de ventre);
  • esforço físico em excesso;
  • histórico familiar da doença;
  • histórico de algum trauma ou cirurgia na região do abdômen.

Não há muitas formas de prevenir a hérnia, mas, de forma geral, evitar fazer esforços físicos intensos e pegar pesos são recomendações. Consumir frutas e alimentos ricos em fibras também auxilia a evacuação sem forçar muito o abdômen. Essa indicação vale para homens e mulheres com ou sem constipação intestinal.

Sintomas

Os sintomas mais comuns da hérnia inguinal do tipo indireta são dores e saliência na região da virilha ou saco escrotal.

Esses sinais são mais perceptíveis quando há o esforço e contração do abdômen em situações como pegar peso, evacuação e tosse excessiva.

Há ainda alguns casos em que a saliência não é aparente, mas pode ser evidenciada por meio de um exame médico. Ao toque e aperto na região, a área fica dolorida.

Como tratar?

O tratamento indicado para resolver a hérnia inguinal do tipo indireta é a cirurgia, chamada de hernioplastia ou herniorrafia.

A cirurgia reposiciona o órgão ao seu local de origem, reforça a parede abdominal e fecha o orifício aberto na virilha.

Caso não seja tratada, a hérnia pode evoluir e estrangular o intestino, fazendo com que a circulação sanguínea do local seja interrompida. Isso pode levar à necrose da área e causar a morte em casos mais graves.

Depois da cirurgia, o paciente deve seguir os prazos estipulados pelo médico para voltar a fazer suas atividades de rotina normalmente.

Evitar fazer esforços físicos que exijam muita força do abdômen também é outra recomendação, já que uma vez que a pessoa teve a hérnia, é região fica fragilizada.

Ao perceber que há uma saliência na região da virilha, ou próxima e que cause dor, pode ser um indício de hérnia inguinal indireta. Vá ao médico o quanto antes se isso acontecer pois, assim, você poderá resolver o problema com rapidez.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte!

O que deseja encontrar?

Compartilhe