hérnia incisional

5 cuidados no pós-operatório da hérnia incisional

A região abdominal pode ser facilmente acometida por hérnias, sendo que uma das mais complexas é a hérnia incisional. Essa condição pode surgir geralmente em pacientes submetidos a algum tipo de cirurgia abdominal.

Quer saber mais sobre o assunto? A seguir, você encontrará as principais informações sobre cuidados no pós operatório de hérnia incisional. Portanto, não deixe de ler este post.

Mas antes, o que é hérnia incisional?

Esta condição geralmente se dá após um procedimento cirúrgico na região abdominal. Uma sutura, ainda que bem feita, sempre deixa a pele mais enfraquecida comparada ao seu estado normal. Nesse caso, pode surgir o aparecimento de uma hérnia exatamente na região que foi submetida a cirurgia.

A hérnia incisional pode tanto surgir logo após a cirurgia ou anos depois e tem relação direta com o enfraquecimento do músculo abdominal e a formação de orifícios que acabam sendo preenchidos por tecido gorduroso ou por parte do intestino. 

Quando diagnosticada de forma precoce e tratada, impede-se o surgimento de uma intercorrência mais grave. Esses casos mais graves estão relacionados ao encarceramento da hérnia incisional ou o estrangulamento dela. 

Ambas as condições podem resultar no sofrimento dos tecidos que se expandiram pelo orifício, acarretando infecção grave até a necrose desse tecido. Essas condições necessitam de intervenção de urgência.

Como diagnosticar a hérnia incisional?

Se o diagnóstico não for prontamente aparente, seu médico pode solicitar um exame de imagem, como um ultrassom abdominal ou uma tomografia. Esses exames são os mais usados nos casos de hérnias que exigem um planejamento cirúrgico mais detalhado.

Como é feito o tratamento da hérnia incisional?

O tratamento da hérnia incisional mais utilizado é a cirurgia aberta, na qual o médico pode voltar a abrir a cicatriz ou fazer pequenos cortes na pele para inserir uma rede que ajude a fortalecer os músculos da parede abdominal, impedindo que os órgãos consigam passar e façam peso em cima da cicatriz.

Além disso, o tratamento pode ser feito por laparoscopia ou cirurgia robótica. Procedimentos cirúrgicos que usam de pequenas incisões de aproximadamente 2 cm e têm como objetivo retornar o tecido proeminente de volta ao seu lugar.

5 cuidados no pós-operatório da hérnia incisional

O tempo de internação após a cirurgia é de aproximadamente quatro dias, sendo que os cuidados mais específicos ocorrem em casa. Porém, pode ser comum que o paciente, durante o período de recuperação, apresente algumas condições.

Após a alta hospitalar, é importante que o paciente siga à risca as orientações do médico cirurgião. Geralmente são:

  1. Repouso: Na primeira semana após a cirurgia, pede-se repouso ao paciente. Isso evita qualquer esforço na região abdominal que pode resultar em complicações. O mesmo conselho serve para pacientes que dirigem e praticam atividade sexual.
  1. Não praticar exercícios: Levantar peso, fazer pressão na região do abdômen ou praticar exercícios fica proibido por, pelo menos, 45 dias. A retomada da atividade física deve ser aos poucos, pensando sempre no bem-estar e na plena recuperação.
  1. Alimentação adequada: É importante que o paciente se mantenha hidratado e que consuma alimentos ricos em fibras. Isso evitará quadros de prisão de ventre que podem acarretar intercorrências ao longo do processo de cicatrização.
  1. Afastamento das atividades:  O tempo longe das atividades ocupacionais vai de acordo com fatores como: estado do processo de recuperação, tipo de atividade profissional.
  1. Consultas de retorno: o paciente deve ir a todas as consultas de retorno até estar de alta definitiva.

Quais são as principais complicações na cirurgia de hérnia incisional?

Algumas complicações podem ser enfrentadas em casos de cirurgia aberta, principalmente se a hérnia for extensa. Pode ocorrer febre alta, dor intensa, inchaço abdominal, vômito, infecções com pus no local, dentre outras.

Nos casos indicados, o reparo laparoscópico ou robótico demonstra ser seguro e mais resistente do que o reparo aberto. Além disso, a operação é menos dolorosa e acelera a recuperação do paciente.

Então, neste post você ficou por dentro dos principais cuidados no pós-operatório de hérnia incisional, além de ter absorvido diversas informações a mais sobre a doença. Portanto, caso identifique qualquer uma dessas complicações, procure imediatamente o seu médico.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte! 

O que deseja encontrar?

Compartilhe