hérnia femoral

Tire suas dúvidas sobre o tratamento da hérnia femoral

A hérnia femoral aparece no corpo como uma saliência, pouco abaixo da virilha. Uma porção do intestino extravasa pela passagem que normalmente é usada por grandes vasos sanguíneos, como a artéria e a veia femoral.

Na maioria dos casos, o problema é assintomático, apresentando apenas o nódulo na virilha como característica. O desconforto proporcionado pelo problema, geralmente, é maior quando a pessoa se levanta, carrega peso ou se esforça. Além da dor na virilha e na coxa, é possível que seja sentida também no quadril.

Essa saliência pode impedir o fluxo sanguíneo para o intestino, caracterizando um quadro grave, denominado estrangulamento ou obstrução intestinal. Nesse caso, há sintomas como vômito, náusea, dor de estômago, dor abdominal, excesso de gases, prisão de ventre, diarreia e cólicas.

Incidência

A hérnia femoral é mais comum em mulheres entre 30 a 70 anos de idade. Tem incidência entre 2 a 8% na população adulta. É causada por uma fraqueza na musculatura abdominal e está relacionada a fatores que aumentam a pressão abdominal, como sobrepeso, obesidade, tabagismo, tosse crônica e esforço físico intenso e repetido.

Apresenta maior relevância clínica tendo em vista que frequentemente se apresenta com estrangulamento. O risco estimado de encarceramento e estrangulamento nesse tipo de hérnia varia de 44 a 86% e, quando ocorre estrangulamento, o risco de mortalidade é de 10%.

O único tratamento é cirúrgico. O procedimento deve ser realizado rapidamente, para se antecipar a um estrangulamento, ou com urgência, se o estrangulamento for constatado.

Diagnóstico

O diagnóstico da hérnia femoral pode ser feito com exame físico, pela observação e palpação.

O médico pede ao indivíduo que tussa ou sopre a mão, sem deixar o ar sair. Essa manobra aumenta a pressão dentro do abdômen e faz a hérnia se sobressair pela parede abdominal.

Pode também ser feita ultrassonografia para confirmação do diagnóstico e melhor observação da saliência na virilha.

Tratamento

A cirurgia de reparação dessa hérnia é, normalmente, realizada devido ao risco de ocorrência de um estrangulamento do intestino. Caso não seja removida por meio de cirurgia, a pessoa correr risco de morte, uma vez que há comprometimento do fluxo sanguíneo.

Durante a operação, a saliência é empurrada para dentro do abdômen e a abertura é reparada com pontos. Um tela de material apropriado pode ser usada para fortalecer o ponto fraco.

A cirurgia pode ser aberta, fazendo-se uma grande incisão, ou por laparoscopia, em que pequenos cortes são feitos. Nesse último caso, a recuperação é mais rápida.

Após a remoção, há apenas 1% de chance reincidência de hérnia femoral.


Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como
cirurgião em Belo Horizonte!

O que deseja encontrar?

Compartilhe