Hérnia estrangulada

Hérnia estrangulada: saiba como evitar

Uma hérnia estrangulada é circunstância que exige um tratamento cirúrgico imediato, pois pode colocar a vida em risco. Nesse sentido, a pressão que é exercida tende a comprometer o fluxo sanguíneo da região de um órgão ou tecido, provocando isquemia ou até gangrena. Por isso é fundamental ter cuidado para evitar que uma hérnia fique obstruída ou estrangulada.

Hérnia estrangulada: o que é?

Você sabe o que é hérnia? Nada mais é do que o escape, que pode ser total ou parcial, de um ou mais órgão por meio de um orifício, que pode ter surgido por uma má formação ou enfraquecimento nas camadas protetoras de tecido. Existem vários tipos como a hérnia inguinal, epigástrica ou umbilical, por exemplo.

A hérnia estrangulada é uma complicação provocada por qualquer tipo hérnia , que acontece quando ocorre uma ruptura no músculo do abdômen. Desta forma, ocorre uma protrusão de uma alça do intestino por meio de um orifício formado na parede abdominal.

Sintomas da doença

A situação pode comprometer a vida e, portanto, é essencial a intervenção médica. A situação pode provocar vários tipos de sintomas como, por exemplo, dor repentina e muito severa, náuseas, vômitos e constipação. Além disso, a pele sobre a hérnia tende a ficar vermelha e pode desenvolver sinais inflamatórios.

Geralmente, a cirurgia deve ser feita de forma emergencial e preferencialmente nas 4 primeiras horas após o início dos sintomas, a fim de evitar a morte do tecido intestinal e outras complicações. Se não for tratada a tempo, a hérnia estrangulada pode gerar infecção que tende a estender por toda a região abdominal e pode ser fatal para a pessoa.

Como evitar?

Uma hérnia que está estrangulada é uma situação emergencial, pois pode ocorrer necrose do intestino ou outro órgão. Caso esse seja o quadro, uma inflamação será ocasionada e pode ser fatal. Por isso, é fundamental que você cuide sempre da sua saúde e do seu bem-estar.

Prevenção é sempre o melhor remédio; logo, não espere a dor aumentar para procurar um médico. Ao sinal de qualquer sintoma estranho ou diferente, busque por ajuda de um profissional. Quanto mais cedo iniciar um tratamento, maiores serão as chances de cura e de recuperação rápida.

Para evitar hérnia ou qualquer complicação busque manter um peso adequado e faça exercícios físicos com habitualidade, para fortalecer a região abdominal. Nesse sentido, invista em uma modalidade que goste e se sinta bem, como caminhada, corrida ou academia.

Além disso, evite fazer muita força quando você fizer as necessidades fisiológicas e não levante objetos muito pesados. Não fume. Se você tem o hábito, pare imediatamente! Não espere ter uma complicação para cuidar e entender a importância de ter saúde. Consuma alimentos ricos em fibras e tenha uma alimentação saudável.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte!

O que deseja encontrar?

Compartilhe