Algumas pessoas acreditam que a cirurgia bariátrica é uma “linha de chegada” na corrida contra o peso. Na verdade, ela é uma medida a ser tomada durante essa luta, mas, de forma alguma, o final definitivo do problema.
Deve ser aplicada quando todas as outras opções já foram testadas e descartadas, e, depois, ainda é preciso seguir um estilo de vida específico, para que o emagrecimento seja saudável e para que o peso não retorne.
Portanto, saiba que, depois do procedimento, certos hábitos devem mudar!
O estilo de vida pós-cirurgia bariátrica
- Reeducação alimentar
O primeiro ponto é que, depois da cirurgia, não é possível mais comer tudo da mesma forma. Não se trata apenas de quantidade, mas também do que está sendo ingerido. O acompanhamento nutricional é obrigatório, pois a operação, principalmente se for muito disabsortiva, faz com que o corpo tenha mais dificuldades em reter vitaminas e nutrientes.
Isso pode acarretar um quadro de anemia. Ou seja, não tem jeito: o paciente precisa comer corretamente, sem exageros e sem faltas, todos os grupos alimentícios obrigatórios em uma boa dieta. Comer devagar é o mais indicado também.
- Acompanhamentos médicos
Além do nutricionista, outros profissionais fazem parte da solução multidisciplinar que a cirurgia prevê. Por exemplo, o psicólogo é importante para a manutenção do comportamento, e o endocrinologista, para que os hormônios e o organismo como um todo sejam sempre avaliados. Não deixe de fazer os exames solicitados — de sangue, principalmente.
- Atividade física
O sedentarismo certamente precisa ficar para trás. Você não precisa, necessariamente, virar um “rato de academia”, mas também não deve achar que uma corridinha até o ônibus conta como exercício. A atividade física frequente é fundamental para a distribuição adequada de gordura no corpo e para manter o metabolismo regulado.
- Cuidados estéticos
Se você quiser, alguns cuidados estéticos podem ser tomados depois da cirurgia, logo nos primeiros meses. A pele, os cabelos e as unhas são os primeiros a apresentarem alterações com a perda de peso, então é recomendável que você consulte um dermatologista para obter orientações a respeito disso.
Se houver o desejo de cirurgia plástica, ela só pode ser realizada depois de 1 ano, pelo menos. Já a drenagem linfática e demais massagens estão liberadas depois de 15 dias.
Ou seja, os hábitos alimentares, físicos e de acompanhamento médico serão afetados pela cirurgia bariátrica. É importantíssimo que o paciente tenha consciência da responsabilidade que possui em todos esses fatores.
De acordo com diversas associações médicas em todo o mundo, cerca de 10% das pessoas que realizam a operação voltam a ganhar o mesmo peso, justamente por não alterarem o estilo de vida. Por outro lado, se as orientações forem seguidas, a expectativa é de que até 40% do peso sejam perdidos já no primeiro ano.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte!