A dor na virilha é um problema que aflige muitas pessoas. E a principal preocupação quando ela surge costuma ser sobre qual profissional da saúde procurar. Isso acontece em razão do fato de que na maioria das vezes o paciente não consegue determinar o que está provocando a dor.
No entanto, é preciso ter em mente que essa sensação pode ter muitas causas diferentes. Ou seja, pode ser originada em razão de problemas de diferentes gravidades, em diversos órgãos ou sistemas do corpo. Dessa forma, existem variados profissionais que podem tratar dessa condição, de acordo com o que a está originando.
Continue lendo para entender o que pode ser a sua dor e o que fazer a respeito.
Principais causas da dor na virilha
Como você já sabe, existem diversas causas possíveis para essa dor. Tipicamente, a maioria dos pacientes que não apresentam outros sintomas associa esse incômodo a uma lesão localizada. E em alguns casos pode ser isso mesmo. Essa dor pode se dar por causa da prática exacerbada de esportes ou por alguma lesão causada por atividade física.
Contudo, essa situação pode ser sintoma de outros problemas menos evidentes para as pessoas em geral. Então, se você está sentindo dor, é possível que alguma das condições a seguir esteja presente:
- bursites ou artrose do quadril;
- surgimento de uma apendicite;
- pedras nos rins;
- ínguas;
- inflamações intestinais;
- assimetria dos membros;
- infecção urinária;
- hérnia inguinal.
Além disso, para os homens, a dor também pode estar relacionada a:
- inflamação da próstata, também chamada de prostatite;
- inflamação ou presença de tumores nos testículos.
Já no caso específico das mulheres, a dor pode ser originada de uma gravidez, sendo mais comum nos últimos meses da gestação.
Mas e agora? Com tantas origens possíveis para essa afecção, muitos pacientes ficam desorientados, sem saber qual profissional da medicina procurar. Veja a seguir o que fazer.
Que médico procurar?
Você já possui alguma das condições anteriores diagnosticada? Se sim, convém procurar o médico que está acompanhando o seu tratamento. Ele será capaz de averiguar se a origem da dor está de fato relacionada com a doença em questão. Se não estiver, ele pode encaminhar você para o tratamento mais adequado.
Mas, caso você não esteja em tratamento de outros problemas de saúde, busque um clínico geral. Esse médico avaliará os seus sintomas e poderá solicitar exames e recomendar o tratamento ou o especialista mais indicado.
Contudo, fique atento! Se a dor na virilha for aguda ou aparecer em conjunto com sintomas como febre ou disfunções intestinais ou urinárias, procure o pronto-socorro, para avaliação imediata.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte!