Dor inguinal

Você sabe o que é dor inguinal?

Enfrentar uma dor, em qualquer parte do corpo, não é nada agradável. Principalmente quando essa inconveniência ocorre em regiões ainda mais sensíveis, como a virilha. Dores recorrentes nessa área podem indicar outros problemas ainda maiores.

O fato de o corpo sentir uma dor se dá por conta de alguma alteração ou problema que acontece na área em questão e que não foi solucionada. Por isso, a dor funciona como um lembrete para ajudar o paciente a tomar uma medida saudável e tranquila para eliminar o tal incômodo.

Mas o que é uma dor inguinal?

Dores inguinais são dores na região da virilha. Esse tipo de dor pode ter várias causas. A mais comum é por meio de pressões provocadas por algum esforço exagerado, ocasionando uma contração muscular na virilha.

As pressões costumam ter níveis variados de dor. Geralmente, quem pratica exercícios físicos e outras atividades que requerem um esforço mais concentrado estão mais suscetíveis a sentirem este tipo de dor.

Mas, em outros casos, como é a situação de quem tem um tipo de hérnia inguinal, a pressão é ainda mais alta, pois a formação da parede muscular do intestino sofre uma protrusão através de um orifício formado justamente na virilha.

A proporção da dor

A dor inguinal não costuma se concentrar somente na virilha. Ela pode se estender até o abdômen e alguns músculos costumam ser seriamente atingidos. Adutor breve, adutor longo, adutor magno, músculo grácil e o músculo pectíneo são as áreas mais afetadas com estiramentos ou tensões musculares com um impacto forte. Atletas são o público que mais estão sujeitos a sofrer com esse tipo de problema.

Já para quem enfrenta inflamações no sistema excretor, como no epidídimo, a dor costuma ter uma proporção ainda maior e pode atingir um ponto em que ocasiona tumores ou inflamações em outras partes, como nos testículos.

Como estar atento à dor?

Algumas dicas podem ajudar a quem sofre com uma dor inguinal a entender a verdadeira causa do incômodo. Algumas mudanças nos testículos e na virilha podem ser visíveis, como as veias dessas regiões ficarem mais alargadas do que o normal.

Dependendo da gravidade, você também pode detectar se a dor se estende até outras áreas do corpo, como o abdômen, as costas ou até o peito. Nesses casos, um nervo comprimido ou até caxumba podem ser causas que precisam ser solucionadas e com pressa.

Em situações ainda mais graves, o paciente pode conferir se sua urina vier com sangue ou se a dor também vem acompanhada de febre ou outro efeito colateral.

Como qualquer tipo de dor, a dor inguinal precisa de uma atenção dobrada para não afetar outros sistemas dentro do corpo. Por isso, saiba observar a área afetada e, se for necessário, procure um médico para ajudá-lo a eliminar o verdadeiro problema.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte.

O que deseja encontrar?

Compartilhe