vesícula

4 doenças que podem acometer a vesícula

A vesícula biliar é um pequeno órgão localizado perto do fígado. Estrategicamente posicionada, essa parte do corpo tem a responsabilidade de armazenar a bile, líquido responsável por emulsionar as gorduras para que elas sejam digeridas mais facilmente pelo intestino delgado. Esse fluido também possibilita a absorção da vitamina A, D e E pelo organismo.

De modo geral, a vesícula biliar colabora para o trabalho digestivo, já que ela auxilia no processamento de lipídeos e aproveitamento de nutrientes. Infelizmente, por múltiplas causas, esse órgão pode apresentar problemas em sua estrutura e funcionamento, dando origem a doenças biliares.

Tais doenças costumam desencadear sintomas, como náuseas, dores abdominais, febre, vômitos, pele e mucosas amareladas, entre outras manifestações. Deseja conhecer quais são as principais enfermidades da vesícula? Confira a lista, a seguir.

Doenças da vesícula

1# Colelitíase

No topo da lista está a colelitíase, uma das doenças biliares mais comuns. Essa condição é conhecida popularmente como cálculo biliar ou pedra na vesícula. Tal problema pode ter relação com fatores específicos, como alimentação gordurosa, sobrepeso ou obesidade, herança genética e colesterol elevado.

Os sinais mais frequentes de colelitíase são as náuseas, vômitos e dor no quadrante superior direito do abdômen. Normalmente, essa dor irradia para a região das costas. Mudanças na dieta podem amenizar esses sintomas, porém, apenas a remoção cirúrgica da vesícula resolve o problema de maneira mais efetiva, e diminui o risco de inflamação ou infecção local.

2# Colecistite

Outra condição comum quando se fala de doenças de vesícula é a colecistite. Essa enfermidade é uma inflamação na vesícula biliar e, geralmente, vem acompanhada de cálculos. Quem tem as famosas pedras na vesícula tem mais chances de desenvolver inflamação no órgão.

Os sintomas das duas doenças são parecidos. É comum que pessoas com colecistite apresentem manifestações, como cólicas, enjoos, febre e sensibilidade ao toque da região do abdômen. As crises são fortes e o tratamento inclui o uso de medicamentos analgésicos, antibióticos e anti-inflamatórios. A automedicação é contraindicada, pois somente o médico pode recomendar o tipo e dosagem ideal para cada caso.

3# Colangite esclerosante

A colangite esclerosante é uma das mais graves doenças na vesícula biliar. Essa condição diz respeito ao estreitamento dos dutos biliares, problema que decorre da inflamação e cicatrização da área. Nessa situação, o tecido que se forma depois do processo de cicatrização bloqueia a passagem das substâncias que contribuem na absorção da gordura.

As complicações possíveis da colangite esclerosante são a insuficiência hepática, cirrose e, até mesmo, câncer. O tratamento é definido de acordo com os sintomas, mas nos casos de maior gravidade, o  transplante de fígado é indicado.

4# Vesícula hidrópica

Vesícula hidrópica é uma doença biliar que corresponde ao aumento da vesícula. Tal problema é causado por pedras impactadas no colo da vesícula biliar ou no ducto cístico, resultando na obstrução da saída da bile.

Os principais sintomas de vesícula hidrópica são o crescimento anormal do órgão,  o acúmulo de líquido em seu interior, bem como forte dor abdominal no quadrante superior direito, enjoos, vômitos e desconforto epigástrico.


Quer saber mais sobre doenças biliares? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como
cirurgião em Belo Horizonte!

O que deseja encontrar?

Compartilhe