doença de barret

Doença De Barrett o Que É ?

A doença de Barret é uma condição relacionada à doença do refluxo gastroesofágico, sendo uma complicação desta. O problema é causado pela exposição constante da mucosa do esôfago aos ácidos estomacais.

Você já ouviu falar nesta patologia? Conhece suas causas, sintomas e tratamentos? Caso não, recomendamos a leitura deste post. A seguir, responderemos a todas as suas dúvidas a respeito do assunto.

Saiba mais sobre a doença de Barrett

Também chamada de esôfago de Barrett, trata-se de uma doença na qual ocorre uma alteração nas células que revestem a porção inferior do esôfago, transformando o epitélio escamoso do órgão para o epitélio colunar, causando um problema chamado de metaplasia intestinal.

Ainda, a doença de Barrett é duas vezes mais comum em homens brancos que em mulheres, com incidência ainda maior em alcoólatras e tabagistas. Além disso, essa condição é um importante fator de risco para o câncer de esôfago.

O refluxo é um quadro que pode ser facilmente tratado. Porém, quando isso não ocorre, os ácidos estomacais continuam em contato com a mucosa do esôfago, iniciando uma inflamação crônica que se agrava, causando o esôfago de Barrett.

Quais são as causas?

Por isso, mesmo não tendo suas causas totalmente esclarecidas, a doença do refluxo é apontada como o principal fator de risco para a doença de Barrett, na sua versão mais grave e crônica ou de longa duração. 

Além disso, outros fatores de risco para essa condição são: obesidade, principalmente quando há altos níveis de gordura abdominal, e tabagismo. Existem estudos que apontam outros fatores, como a genética.

Por outro lado, existem fatores que reduzem o risco para esta condição, como é o caso da infecção pela bactéria Helicobacter pylori, que é encontrada no estômago. Embora não se saiba o porquê, esse microrganismo fornece proteção para a mucosa do esôfago.

Outros aspectos que contribuem para evitar o agravamento do refluxo e o desenvolvimento do esôfago de Barrett são: alta ingestão de vegetais, frutas e vitaminas, uso frequente de aspirina ou uso de anti-inflamatórios.

Quais são os sintomas da doença de barret?

A doença de Barrett não provoca sintomas específicos, pois os sinais são decorrentes do quadro crônico de refluxo e da esofagite, que é a inflamação do órgão. Neste sentido, os pacientes tendem a apresentar azia, queimação, pirose, regurgitação, desconforto na região do tórax, dor na garganta e sensação de entalo.

Outros sintomas característicos do refluxo, mas não tão presentes, são tosse crônica, rouquidão persistente, sensação de irritação na garganta e pigarro, náuseas, arrotos constantes e gosto ruim ou amargo na boca.

Como é o tratamento da doença de barret?

O tratamento da doença de Barrett pode ser medicamentoso. Contudo, o uso de fármacos não é específico para essa condição e nem leva à regressão da doença, mas tem por objetivo tratar o refluxo, aliviando os sintomas e prevenindo a piora do quadro.

Entre os principais medicamentos utilizados estão os antiácidos que neutralizam o ácido gástrico, os antagonistas de receptores H2 da histamina e os inibidores da bomba de prótons. Além disso, o paciente será orientado a mudar o seu estilo de vida, adotando hábitos saudáveis e evitando a ingestão de alimentos que desencadeiam os episódios de crise do refluxo.

Ainda, nas fases avançadas da doença, pode ser necessário realizar tratamentos mais invasivos, como a mucosectomia, fotoablação com laser ou a terapia fotodinâmica. Em alguns casos, pode ser indicada a realização de cirurgia para correção de hérnia de hiato com o objetivo de reduzir o refluxo.

Enfim, com a leitura deste post, você conheceu tudo sobre a doença de Barrett, suas causas, sintomas e tratamentos. Portanto, esteja atento aos sinais e, caso perceba algo anormal, procure o seu médico.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte! 

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp