Dieta Líquida

Dieta Líquida: como funciona?

Após a realização da cirurgia bariátrica e metabólica, o paciente precisa seguir uma série de orientações no pós-operatório. Uma delas diz respeito à alimentação, pois o estômago e o intestino precisam se adaptar à nova condição.

Nesse sentido, a dieta líquida é a primeira etapa do pós-operatório. Quer saber como essa alimentação funciona? Então, recomendamos a leitura deste post. A seguir, explicaremos tudo sobre ela.

O que é a dieta líquida?

A cirurgia bariátrica e metabólica é um procedimento muito eficaz no tratamento da obesidade. Contudo, não é uma receita milagrosa. Assim, para que os resultados apareçam, o paciente precisa fazer sua parte e seguir as muitas recomendações após a cirurgia.

No primeiro momento, a alimentação deve receber atenção redobrada. Neste sentido, ela é dividida em três fases: dieta líquida, pastosa e sólida. Além disso, a depender da técnica cirúrgica, a dieta líquida pode ser iniciada 24 horas após a intervenção e levar cerca de 15 dias.

Sendo assim, nesse período, o paciente deve consumir, no máximo, 20 ml de líquidos a cada 5 ou 10 minutos, totalizando 2 litros por dia, sendo essa a quantidade média indicada para manter a hidratação e o aporte nutricional.

No entanto, por ser um período de adaptação do organismo, alguns pacientes sentem náuseas e vômitos. Então, caso isso ocorra, o médico pode orientar a interrupção da dieta líquida e a realização de novos exames.

Além disso, durante esta etapa da alimentação, os alimentos pastosos e sólidos estão proibidos. Caso contrário, pode romper os pontos da cirurgia bariátrica em função do esforço realizado para digeri-los.

Quais alimentos ingerir nesta fase?

Geralmente, a dieta líquida se divide em duas fases: dieta de líquidos claros e dieta triturada. A primeira ocorre nos primeiros sete dias do pós-operatório, onde é possível ingerir sopas sem gordura, sucos de frutas não cítricas, chás e água.

Contudo, é necessário administrar a quantidade de líquidos que o paciente ingere. Essa fase deve começar com um volume de 20 ml e ir aumentando progressivamente até chegar a 60 ml.

Já a dieta triturada se inicia a partir do 8º dia do pós-cirúrgico, onde o paciente já pode adicionar alimentos triturados, aumentando a quantidade de líquidos de 60 ml para 100 ml. Neste momento, o paciente já pode ingerir chás e sucos de frutas não cítricas, creme de arroz, gelatina sem açúcar, entre outros.

Para evitar a desidratação e manter a ingestão adequada de água, recomenda-se o consumo de, pelo menos, dois litros de água por dia. Entretanto, vale ressaltar a importância de respeitar a quantidade de goles e os intervalos.

Cuidados durante a dieta líquida

Durante a dieta líquida após cirurgia bariátrica e metabólica, o paciente pode precisar de suplementação de proteínas. Isso porque é essencial manter o aporte nutricional, necessário para o bom funcionamento do organismo.

Entretanto, essa não é uma regra e cada caso passa pela avaliação médica e nutricional, que indicarão a dosagem ideal. Ademais, outro fator importante é se atentar à adaptação do organismo aos alimentos ingeridos.

Enfim, a cirurgia bariátrica e metabólica oferecem resultados satisfatórios, desde que o paciente cumpra todas as orientações pré e pós-operatórias. Portanto, com a leitura deste post, você entendeu a importância da dieta líquida neste período.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Então, leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte! 

O que deseja encontrar?

Compartilhe