Refluxo

Conheça Os Principais Tipos De Câncer Do Aparelho Digestivo

O câncer é uma doença que pode se desenvolver em qualquer parte do corpo, inclusive nos órgãos do aparelho digestivo. Neste sentido, incluem todas as estruturas básicas desse sistema, tais como, boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e reto;

Quer saber mais sobre as neoplasias que acometem esses órgãos? Então, continue a leitura do post. A seguir, explicaremos tudo sobre os diferentes tipos de câncer do aparelho digestivo.

Câncer de boca

O câncer de cavidade oral, ou de boca, é um tumor maligno que pode se desenvolver nas gengivas, lábios, bochechas, céu da boca, língua e na região embaixo da língua. Trata-se de uma condição mais comum em homens com idade superior a 50 anos.

Embora não tenha causas esclarecidas, o câncer de boca está relacionado a diferentes fatores de risco, como, por exemplo, tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas, exposição desprotegida ao sol ou a substâncias químicas, infecção pelo vírus papilomavírus humano (HPV) e excesso de gordura corporal.

Ainda, entre os principais sintomas apresentados pelos pacientes, podemos citar: lesões na boca ou nos lábios que não cicatrizam após 15 dias, manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na região, nódulos no pescoço, rouquidão persistente, dificuldade para falar ou engolir, entre outros.

Câncer de estômago

O câncer de estômago é o terceiro tipo mais frequente entre os homens e o quinto entre as mulheres. Entre os diferentes tipos de tumores que acometem o órgão, o adenocarcinoma é responsável por cerca de 95% dos casos.

No que se refere aos fatores de risco para esse tipo de câncer do aparelho digestivo, podemos citar: excesso de peso e obesidade, tabagismo, consumo excessivo de álcool, de sal ou de alimentos conservados no sal, ingestão de água proveniente de poços, exposição ocupacional à radiação ionizante ou a outros componentes químicos.

Embora não haja sintomas específicos do câncer de estômago, alguns sinais iniciam as suspeitas pela doença, como, por exemplo, perda de peso sem causa aparente, falta de apetite, fadiga, sensação de estômago cheio, náuseas, vômitos e desconforto abdominal.

Câncer colorretal

Também chamado de câncer de intestino, o câncer colorretal abrange os tumores que se iniciam na parte do intestino grosso chamada de cólon, no reto e no ânus. Na maioria dos casos, é uma condição tratável e curável, desde que seja detectado precocemente.

Entre os principais fatores de risco para esse câncer do aparelho digestivo estão: idade superior a 50 anos, excesso de peso, alimentação não saudável, histórico familiar ou pessoal de câncer de intestino, exposição ocupacional à radiação ionizante e diagnóstico de doenças inflamatórias intestinais.

Ainda, os sintomas mais frequentemente associados ao câncer do intestino são: sangue nas fezes, alteração do hábito intestinal, dor ou desconforto abdominal, fraqueza, anemia, perda de peso sem causa aparente, alteração na forma das fezes e massa abdominal.

Câncer de esôfago

O câncer de esôfago é o sexto mais comum entre homens e o oitavo mais frequente no mundo. Entre os diferentes tipos de tumores, o carcinoma epidermoide escamoso é responsável por 96% dos casos.

Consumo recorrente de bebidas muito quentes, excesso de gordura corporal, infecção pelo HPV, histórico pessoal de câncer de cabeça, pescoço ou pulmão, tabagismo, consumo abusivo de bebidas alcoólicas e outras condições como tilose, acalasia e esôfago de Barrett.

Ademais, no que se refere aos sintomas, o câncer de esôfago costuma ser assintomático. Quando a doença evolui, pode ocasionar dificuldade para engolir, dor retroesternal ou torácica, sensação de obstrução à passagem do alimento, náuseas, vômitos e perda do apetite.

Enfim, esses são alguns tipos de câncer do aparelho digestivo. Geralmente, são tumores tratáveis e passíveis de cura, desde que o diagnóstico seja precoce. Portanto, esteja atento aos sinais e procure um médico o mais breve possível.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte! 

O que deseja encontrar?

Compartilhe