A importância da alimentação para a saúde é um tema já conhecido por boa parte da população. No entanto, além de manter o corpo saudável e cheio de energia, os alimentos influenciam diretamente no funcionamento do sistema digestivo.
Você já ouviu falar nessa relação? Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura do post. A seguir, iremos explicar os principais tópicos a respeito do tema.
Entenda o sistema digestivo
O sistema digestivo é responsável pela deglutição dos alimentos, absorção dos nutrientes, dissolução das gorduras e eliminação de dejetos. Para isso, conta com uma grande estrutura de órgãos, músculos e tecidos.
Além do estômago e do esôfago, o trato digestivo é composto pela boca, faringe, intestinos delgado e grosso, pâncreas, fígado, vesícula biliar, glândulas salivares e o reto. Esses órgãos trabalham em conjunto para extrair o máximo de nutrientes dos alimentos.
Quando nos alimentamos, os alimentos ingeridos percorrem um trajeto de quase 9 metros, podendo levar entre 18 a 30 horas para serem completamente digeridos. O mau funcionamento desse sistema pode comprometer seriamente a saúde.
Como a alimentação impacta no sistema digestivo?
Apenas por aquela sensação de mal-estar e desconforto após as refeições é possível perceber como a qualidade dos alimentos influenciam diretamente no funcionamento dos órgãos do sistema digestivo.
De modo geral, a má digestão é provocada por quatro situações distintas: alimentação, hábitos ao se alimentar, a quantidade de líquidos ingeridos durante as refeições e a presença de doenças associadas ao aparelho digestivo.
Ainda, a partir dos sintomas apresentados é possível descobrir qual a causa do desconforto. Para evitar o mau funcionamento do sistema digestivo, o primeiro passo é analisar e alterar os hábitos alimentares.
Para isso, avalie a qualidade dos alimentos que compõem a sua alimentação. Caso haja um excesso de produtos gordurosos, os incômodos após as refeições serão uma consequência natural, pois o processo de digestão fica comprometido.
Como deve ser a alimentação?
A dieta precisa ser balanceada, de modo que disponibilize a maior variedade possível de nutrientes. Porém, procure escolher alimentos que favorecem a digestão. Os carboidratos, por exemplo, são facilmente digeridos.
Ademais, as proteínas encontradas nas carnes, leite e leguminosas também contribuem com a digestão. Além disso, uma alimentação rica em frutas, legumes e cereais dificilmente prejudica o funcionamento do trato digestivo.
Quando esse sistema não desempenha o seu papel com excelência, o corpo passa a apresentar sinais de que algo não vai bem, como, por exemplo, diarreia, prisão de ventre, sensação de queimação e cólicas.
Outrossim, esse mau funcionamento afeta a absorção dos nutrientes, favorecendo o aparecimento de doenças gastrointestinais e inflamações, causando grande desconforto e incômodo.
Enfim, a alimentação influencia consideravelmente o funcionamento de todo o corpo, especialmente o sistema digestivo. Por isso, escolha os alimentos certos para a sua dieta e tenha bons hábitos alimentares.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte!