Cirurgia Robótica

Cirurgia Robótica No Tratamento De Hérnias

As hérnias são uma das condições mais comuns no Brasil, principalmente aquelas que acometem a região abdominal. Com a evolução da Medicina, surgiram novas formas de tratar essa condição, como é o caso da cirurgia robótica.

Você já ouviu falar nesse método? Sabe como ele funciona? Quer conhecer os benefícios? Então, recomendamos a leitura deste post. Nele, responderemos a todas as suas dúvidas a respeito do tema.

O que é a cirurgia robótica?

O robô é um instrumento de alta tecnologia utilizado na realização da cirurgia minimamente invasiva. Apesar do nome, a cirurgia robótica não é realizada de forma autônoma por um robô, mas sim por um cirurgião, que controla o equipamento.

Diferente da cirurgia por laparoscopia, os braços robóticos possuem uma câmera em sua extremidade capaz de produzir imagens 3D, além de contarem com pinças que permitem uma maior amplitude de movimentos, quando comparada à mão humana.

Além disso, este tipo de cirurgia permite que o cirurgião trabalhe em uma posição mais ergonômica, evitando desgastes acentuados e impedindo que ocorram movimentos inesperados causados pela fadiga.

Como a cirurgia robótica é usada no tratamento de hérnias?

As cirurgias de reparação de hérnias da parede abdominal são as mais realizadas no Brasil, chegando ao total de 700 mil por ano. Embora a maioria dos procedimentos ainda sejam realizados de forma convencional, aos poucos a cirurgia robótica vem sendo aplicada.

Ainda, a cirurgia robótica pode ser utilizada no tratamento das hérnias inguinal, umbilical, incisional, epigástrica e femoral. Na herniorrafia robótica, como o procedimento é chamado, o cirurgião não opera o paciente de forma direta

Na verdade, através de um console e das imagens transmitidas para uma tela, ele manipula os braços robóticos e as respectivas pinças. Por utilizar instrumentos de menor calibre, é possível reduzir a agressividade do procedimento, diminuindo a dor, o inchaço e acelerando a recuperação.

Durante o procedimento, o paciente fica sob anestesia geral. Com isso, a sua musculatura fica totalmente relaxada. Além do cirurgião que controla o equipamento, a equipe médica é composta por outros profissionais, entre eles o enfermeiro e o anestesista.

Quais as vantagens dessa cirurgia?

Conforme já mencionado, a cirurgia robótica é uma técnica minimamente invasiva. Por si só, esse método é mais vantajoso do que o convencional, pois necessita apenas de pequenas incisões para realizar o procedimento.

Além disso, a liberdade de movimentos dos braços robóticos permite que o profissional reproduza o movimento do punho, proporcionando uma maior precisão nos movimentos cirúrgicos.

Outro importante benefício é a segurança que oferece aos pacientes. Como os equipamentos são programados para filtrar o peso dos movimentos, há uma menor pressão sob os tecidos, evitando lesões em estruturas saudáveis.

Ademais, por ser menos agressiva, mais precisa e segura, o pós-operatório é mais tranquilo, pois os tecidos cicatrizam mais rápido e o paciente retorna em menos tempo para suas atividades.

Por fim, a técnica robótica também oferece um melhor resultado estético do que o método convencional. Como o corte é menor, o impacto visual da cirurgia é pequeno, melhorando a aparência do local operado.

Enfim, como você pode perceber, a cirurgia robótica é uma revolução no tratamento das hérnias. Em função dos diversos benefícios que oferece, o resultado tende a ser o mais positivo possível.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte!

O que deseja encontrar?

Compartilhe