cirurgia oncológica

7 tipos de cirurgias oncológicas

A cirurgia oncológica é uma das principais formas de tratar o câncer, seja na fase inicial ou em estágio mais avançado. O procedimento cirúrgico consiste na remoção do tumor, tendo por objetivo a cura do paciente.

Porém, o procedimento também pode ser realizado como uma medida paliativa, reduzindo o número de células tumorais para controlar os sintomas que interferem na sobrevivência do paciente.

Além disso, a cirurgia pode ser a única forma de detecção da doença e da sua extensão, você sabia? Fique comigo e continue a leitura para saber quais são os sete tipos mais comuns de cirurgias oncológicas.

Tipos de cirurgia oncológica?

Durante muitos anos, falar de cirurgia era sinônimo de procedimento invasivo, com grandes incisões na pele, utilização do bisturi e de longo tempo de recuperação. Com a evolução da medicina, surgiram novas técnicas cirúrgicas quase indolores e pouco invasivas. Os principais tipos são:

1# Cirurgia a laser

O laser é um feixe de energia que pode ser utilizado para um procedimento cirúrgico, eliminando todas as células anormais, ou para a biópsia, retirando pequenas amostras do tecido afetado para análise.

A cirurgia a laser é uma grande aliada dos cirurgiões, pois traz agilidade para o procedimento. As principais aplicações do laser na cirurgia oncológica são::

  • destruição de tumores ou de lesões pré-cancerígenas;
  • tratamento do câncer do colo de útero;
  • tratamento do câncer de pênis;
  • tratamento do câncer de vagina ou de vulva;
  • tratamento do câncer de pulmão;
  • tratamento do câncer de pele;
  • fotocoagulação;
  • desobstrução da traquéia ou do esôfago, com a eliminação de grandes tumores nessas regiões.

Esse tipo de cirurgia pode ser pouco invasiva, pois pode se aproveitar de aberturas naturais do corpo para penetração do feixe de luz, evitando incisões no paciente.

2# Criocirurgia

Este tipo de cirurgia é realizada através de uma sonda de metal resfriada em nitrogênio líquido. A sonda é inserida diretamente no tumor e, através do congelamento, destrói todas as células tumorais. 

Geralmente, a técnica é utilizada para tratar lesões pré-cancerígenas, principalmente na pele, colo do útero e pênis, além de tratar o câncer de fígado e de próstata.

3# Eletrocirurgia

Procedimento realizado com o uso de corrente elétrica de alta frequência para destruição das células malignas. Indicado para os casos de câncer de pele e de boca.

4# Cirurgia de Mohs

Essa técnica consiste em retirar uma camada de pele afetada pelo câncer e analisá-la, caso se confirme que foi atingida, uma nova camada é retirada. O processo é repetido até que a amostra removida não apresente qualquer vestígio do câncer. 

5# Cirurgia laparoscópica

A cirurgia laparoscópica é indicada para casos de câncer de cólon, reto, fígado, próstata, útero e rim. O procedimento é feito a partir da introdução de um tubo fino e flexível (laparoscópio) em uma pequena abertura cirúrgica, para visualização da região afetada pelo tumor.

6# Cirurgia toracoscópica

Esse procedimento é semelhante ao laparoscópico. A diferença está na região da incisão. Na cirurgia toracoscópica é realizada uma abertura no tórax do paciente e é inserido o toracoscópio, um tubo fino que possui uma pequena câmera de vídeo na ponta. 

Durante a cirurgia, são recolhidas amostras de tecido das áreas afetadas pelo câncer e encaminhadas para estudo anatomopatológico. 

7# Cirurgia robótica

A cirurgia robótica é feita a partir do uso de braços robóticos controlados pelo cirurgião. As principais vantagens são a redução da hemorragia durante o procedimento e da dor no pós-cirúrgico.

Atualmente, esse método é utilizado para tratar o câncer de cólon, próstata e útero. Porém, a eficiência dos seus resultados é contestada.

Essas são as principais técnicas desenvolvidas para a realização da cirurgia oncológica. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte!

O que deseja encontrar?

Compartilhe