cirurgia oncológica

O pós-operatório da cirurgia oncológica

Recuperação e observação após uma operação são partes importantes da cirurgia. A equipe de saúde que está acompanhando o paciente irá monitorá-lo de diferentes maneiras logo após a cirurgia oncológica.

Assim que sua cirurgia terminar, o paciente será levado para uma área de recuperação. A equipe de saúde irá monitorá-lo nessa área até que o efeito do anestésico desapareça. Eles verificarão regularmente a pressão arterial, frequência cardíaca e respiração. Eles também irão verificar se há sinais de sangramento ou quaisquer outros efeitos colaterais da cirurgia.

Se necessário, o paciente receberá medicamentos para controlar a dor, náusea ou outros sintomas. Os curativos são verificados e trocados conforme necessário.

O paciente pode não sentir vontade de comer ou beber após a cirurgia. Ou pode ter que esperar até o intestino começar a funcionar corretamente, demorando um pouco para voltar a uma dieta regular. Além disso, algumas pessoas podem precisar de nutrição extra.

A equipe de saúde pode pedir ao paciente para respirar fundo e tossir regularmente, para remover o muco e prevenir infecções pulmonares. O paciente precisará retornar lentamente às atividades físicas, mas a maioria das pessoas é incentivada a sair da cama e começar a andar logo após a cirurgia. Isso ajuda a evitar a formação de coágulos sanguíneos nas pernas, previne a pneumonia e faz com que o trato digestivo se mova.

Acompanhamento médico no pós-operatório da cirurgia oncológica 

Alguns pacientes podem se sentir cansados e fracos por algum tempo após a operação. Uma consulta de acompanhamento com o cirurgião geralmente está programada para:

-Ver como o paciente está se recuperando da cirurgia;

– Discutir quaisquer resultados dos exames; 

– Verificar como a incisão está cicatrizando e tirar os pontos ou grampos;

– Discutir mais opções de tratamento, se necessário.

Possíveis efeitos colaterais

Efeitos colaterais também podem acontecer com qualquer tipo de tratamento contra o câncer, mas a experiência de todos é diferente. Algumas pessoas têm muitos efeitos colaterais. Outras pessoas têm poucas ou nenhuma.

Os efeitos colaterais podem se desenvolver a qualquer momento durante, imediatamente após ou alguns dias/semanas após a cirurgia. Às vezes, as reações tardias se desenvolvem meses ou anos após a cirurgia. A maioria deles desaparecem sozinhos ou podem ser tratados, mas alguns podem durar muito tempo ou se tornar permanentes.

Diferentes tipos de cirurgia oncológica podem causar diferentes efeitos colaterais ou complicações. A abordagem ou técnica que o cirurgião usa também pode causar alguns. As reações após a cirurgia também dependem da saúde geral do paciente e de outros tratamentos de câncer que ele recebeu. 

Algumas pessoas se preocupam que as células cancerígenas possam se espalhar durante uma biópsia ou quando um tumor é exposto durante a cirurgia. A exposição ao ar não causa a disseminação do câncer. Há apenas uma chance muito pequena de que uma biópsia cause disseminação do câncer. Os médicos têm o cuidado de evitar que o câncer se espalhe para o tecido saudável durante a cirurgia. Os benefícios de fazer a cirurgia geralmente superam os riscos.

Efeitos colaterais da cirurgia oncológica costumam ser:

  •  Dor de garganta;
  • Dor, náusea e vômito;
  •  Problemas para urinar; Sangramento;
  • Infecção da ferida;
  • Coágulos de sangue;
  • Problemas gastrointestinais;
  • Problemas pulmonares;
  • Inchaço dos membros;
  • Cicatrizes;
  • Reação ao anestésico.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte! 

O que deseja encontrar?

Compartilhe