Cirurgia do aparelho digestivo

Cirurgia Do Aparelho Digestivo: Pré e o Pós-Operatório

Quando falamos em cirurgia do aparelho digestivo, estamos falando de uma série de procedimentos cirúrgicos que podem ser realizados no esôfago, estômago, vesícula biliar, pâncreas, fígado e toda a extensão dos intestinos. 

Quer saber mais sobre o assunto e conhecer os principais cuidados durante o pré e o pós-operatório? Então, você precisa ler este post. A seguir, explicaremos tudo o que você precisa saber.

O que é a cirurgia do aparelho digestivo?

O termo “cirurgia do aparelho digestivo” envolve vários procedimentos cirúrgicos que têm como alvo o sistema digestivo. Isso não significa apenas os órgãos em si, mas os processos realizados por esse sistema.

Desde a boca e seus órgãos acessórios até o ânus, todos os órgãos exercem algum papel na digestão. Quando algo não vai bem, um gastroenterologista pode identificar o problema e indicar a necessidade da cirurgia do aparelho digestivo.

Uma das queixas mais comuns é a dor abdominal. Quando muito intensa pode indicar inflamação do apêndice e exigir uma cirurgia de urgência. Outros quadros comuns são refluxo e gastrite, que podem ser tratados cirurgicamente quando outras alternativas não oferecem bons resultados.

Além disso, existem casos em que a cirurgia do aparelho digestivo é necessária para a remoção de órgãos, sendo a colecistectomia o procedimento mais realizado e que consiste na retirada da vesícula biliar.

Quais os procedimentos mais comuns?

Conforme já mencionamos, são muitos os procedimentos envolvidos na cirurgia do aparelho digestivo. Neste sentido, listamos as técnicas que mais comumente são utilizadas. Confira, a seguir:

  • videolaparoscopia: não é uma cirurgia, mais uma técnica que pode ser feita para diagnosticar e tratar algumas doenças;
  • cirurgia bariátrica: procedimento que promove a redução do tamanho do estômago e, em alguns casos, o desvio do trânsito intestinal, sendo indicada para o tratamento da obesidade mórbida ou grave;
  • cirurgia de refluxo: para a correção de um defeito anatômico na válvula que separa o esôfago e estômago, para reversão de lesões ou para encontrar tumores;
  • cirurgia oncológica: procedimento voltado para o tratamento de lesões cancerosas, especialmente as malignas.

Como é o pré-operatório da cirurgia do aparelho digestivo?

O pré-operatório de uma cirurgia do aparelho digestivo exige a realização de exames laboratoriais, de imagem e testes cardiovasculares. Assim, o cirurgião terá uma visão abrangente do estado de saúde do paciente.

Além disso, será necessário que ele cumpra todas as exigências médicas, principalmente no que se refere ao uso de medicamentos, interrupção do cigarro, bebidas alcoólicas, café e outras substâncias nocivas.

Por último, será preciso ter especial atenção com a alimentação. A depender do procedimento a ser realizado, o paciente deverá seguir uma dieta específica, que será orientada e prescrita por um nutricionista.

Como é o pós-operatório?

Após a cirurgia, o paciente precisa manter-se em repouso. Com a liberação médica, é necessário fazer caminhadas leves para acelerar a recuperação. Outro ponto é o retorno ao médico para a remoção dos pontos e avaliação dos resultados.

Em procedimentos de maior complexidade, o paciente também receberá orientações específicas sobre a alimentação, uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, a substituição de curativos e a necessidade de fisioterapia.

Enfim, independente do tipo de cirurgia do aparelho digestivo realizada, é fundamental que o paciente esteja atento às recomendações médicas quanto ao pré e ao pós-operatório. Assim, é possível alcançar os resultados esperados e evitar complicações.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte! 

O que deseja encontrar?

Compartilhe