Cirurgia De Hérnia

Cirurgia De Hérnia: Cuidados Pós-Operatórios

A hérnia abdominal se caracteriza pelo abaulamento de algum órgão da cavidade abdominal para fora do corpo. Embora comumente não seja grave, a cirurgia de hérnia pode reposicionar o órgão no seu lugar de origem.

Você conhece os cuidados pós-operatórios após a realização deste procedimento? Então, continue a leitura do post. A seguir, esclareceremos os principais pontos a respeito do tema.

O que é a cirurgia de hérnia?

As hérnias da parede abdominal ocorrem quando parte de um órgão, gordura ou alças intestinais se deslocam do seu lugar para fora do corpo através de uma abertura congênita ou adquirida. Existem diferentes tipos dessa condição, sendo os mais comuns:

  • inguinal: quando acomete a região da virilha;
  • femoral: também ocorre na região da virilha, mas abaixo da dobra da coxa;
  • umbilical: quando se localizam no umbigo;
  • epigástrica: quando se desenvolve na região entre o umbigo e o início do tórax, chamada epigástrica;
  • incisional: quando o abaulamento do órgão se dá por uma cicatriz cirúrgica existente.

Com a evolução da Medicina, a cirurgia de hérnia passou a ser feita de duas formas: com anestesia raquidiana combinada com uma incisão na virilha ou no abdome com a colocação das telas especiais para evitar a recidiva.

Outra alternativa é a cirurgia por via laparoscópica, que consiste na realização de pequenos furos no abdômen para corrigir os defeitos das hérnias e colocar telas especiais por dentro da cavidade abdominal. 

Como é o pós-operatório da Cirurgia De Hérnia?

A recuperação da cirurgia de hérnia é rápida e os pacientes retornam às suas atividades normais em poucos dias. Para isso, é preciso seguir todas as orientações médicas no período pós-operatório. A seguir, saiba mais sobre elas:

Respeite o período do repouso

Independente da técnica cirúrgica utilizada, há um período de repouso recomendado pelo médico e que o paciente precisa respeitar. Esse descanso é necessário para que o corpo se recupere das agressões sofridas, reduzindo o risco de complicações e acelerando a cicatrização.

Não faça esforço

A prática de exercícios físicos e atividades de alto impacto precisam ser suspensas por cerca de 30 dias. Caso contrário, há o risco de rompimento dos pontos cirúrgicos, prejudicando a recuperação. Após a cirurgia, converse com o médico e siga as recomendações dele.

Não fume

O cigarro é um item extremamente prejudicial para o organismo, pois contém diversos compostos químicos de alta toxicidade que prejudicam a cicatrização. Além disso, o ato de tossir, comum em quem fuma, pode forçar o rompimento dos pontos.

Alimente-se corretamente

A boa alimentação é outro fator importante no pós-operatório. Assim, com uma dieta equilibrada é possível fortalecer o sistema imunológico, absorver mais nutrientes e estimular o processo de cicatrização.

Higienize a região

Em suma, por determinado período, o paciente ficará com um curativo e pontos na região operada. Para evitar infecções, essa área precisa ser higienizada com certa periodicidade. Além disso, é necessário manter o curativo seco e, seguindo orientação médica, será preciso trocá-lo.

Lidando com a Cirurgia De Hérnia

Enfim, com a leitura deste texto, você conheceu um pouco mais sobre os cuidados necessários no pós-operatório da cirurgia de hérnia. Portanto, se você passar por este procedimento, lembre-se de seguir à risca as orientações do seu médico.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Então, leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte! 

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp