Cirurgia de hérnia

Existe Alguma Restrição Alimentar Após A Cirurgia De Hérnia?

Quando falamos de hérnia, estamos falando da passagem de um conteúdo abdominal para uma outra parte do corpo através de um orifício na camada muscular. O único tratamento efetivo dessa condição é a cirurgia de hérnia, procedimento que exige alguns cuidados pré e pós-operatórios.

No que se refere às medidas após a cirurgia, uma das mais relevantes é a restrição alimentar. Quer saber mais? Então, recomendamos a leitura deste post. A seguir, explicaremos tudo o que você precisa saber.

O que é a cirurgia de hérnia?

Trata-se da principal medida terapêutica para o tratamento de uma hérnia, independente da região acometida. O uso de medicamentos também pode ser indicado, mas apenas para controlar os sintomas causados por essa condição.

Embora existam casos em que há o entendimento de que o paciente deve ser apenas observado, o mais comum é que haja a necessidade de fazer a cirurgia a fim de reverter a hérnia, colocando o conteúdo extravasado em seu devido lugar.

Por outro lado, existem duas situações em que o quadro se torna grave, exigindo uma intervenção cirúrgica de urgência. São elas a hérnia encarcerada e a hérnia estrangulada. No primeiro caso, ocorre quando o conteúdo fica preso no orifício de passagem, causando dor e lesão dos tecidos.

Já o segundo tipo é o mais grave e que demanda um tratamento cirúrgico de urgência. Isso porque, caso o conteúdo que escapou seja um órgão e fique preso no orifício, ele pode vir a ter o seu fluxo sanguíneo interrompido, levando à necrose dos tecidos, perfuração intestinal e óbito.

Ainda, a cirurgia de hérnia pode ser feita de três formas: aberta, por laparoscopia e robótica. Nessas 3 hipóteses, a primeira é a menos utilizada, pois oferece um maior risco, exige mais cuidados no pós-operatório e tem um tempo maior de recuperação.

Preciso fazer dieta após a cirurgia?

A alimentação é essencial para o bom funcionamento do organismo, pois, além dos nutrientes, fornece a energia necessária para o dia-a-dia. Neste sentido, a ingestão correta de alimentos é essencial para uma recuperação rápida e tranquila.

Por isso, após uma cirurgia de hérnia, o paciente é orientado a aumentar o consumo de alimentos leves e de fácil digestão. Nas primeiras semanas, deve-se evitar o uso de óleo para o preparo.

Além disso, priorize os cereais, frutas e sucos sem açúcar no café da manhã e alimentos mais nutritivos no almoço e na janta, como, por exemplo, legumes, arroz integral, peixe, sopas e caldos, e frango.

A ingestão de proteínas é fundamental para promover o fortalecimento dos músculos. Porém, limite-se às carnes magras, evitando o excesso de gordura. Nos primeiros dias do pós-operatório o médico também não irá recomendar o consumo de produtos lácteos, pois são de difícil digestão.

Por fim, a ingestão de álcool e o uso de produtos derivados do tabaco é expressamente proibida, pois torna o processo de cicatrização mais lento, além de interferir na eficácia das medicações necessárias nesse período.

Enfim, com a leitura deste post, você conheceu um pouco mais sobre a cirurgia de hérnia e o impacto da alimentação no pós-operatório. Então, se você está com o procedimento agendado, converse com seu médico e siga à risca todas as orientações.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte! 

O que deseja encontrar?

Compartilhe