cirurgia bariátrica

Balão Intragástrico X Cirurgia Bariátrica: Qual A Diferença?

Diante da necessidade clínica de perder peso, a cirurgia bariátrica tende a ser a primeira opção dos pacientes. No entanto, existem alternativas menos invasivas e muito eficientes, como é o caso do balão intragástrico.

Você já ouviu falar nessas técnicas? Sabe quais são as diferenças entre elas? Então, recomendamos a leitura deste post. Nele, explicaremos tudo o que você precisa saber a respeito desses procedimentos.

O que é a cirurgia bariátrica?

A cirurgia bariátrica é uma alternativa eficaz para o tratamento de obesidade mórbida e de comorbidades. Contudo, apesar de ser um procedimento seguro e eficaz, só é recomendado em último caso.

De modo geral, a técnica consiste em reduzir o tamanho do estômago e desviar o trânsito do intestino. Dessa forma, o paciente sente menos fome, perde a compulsão alimentar e, consequentemente, perde o peso desejado.

Ainda, a cirurgia de redução de estômago é regulada pela resolução nº 1.942/2010 do Conselho Federal de Medicina (CFM) que, entre outras coisas, estabelece requisitos que comprovem a aptidão do paciente para o procedimento. Esses pré-requisitos são:

  • Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 40 kg/m₂ ou maior que 35 kg/m₂, se o paciente possuir comorbidades que indiquem risco de vida;
  • ser maior de 18 anos. No caso de idosos ou pessoas com idade entre 16 a 18 anos, precisa haver a adoção de cuidados especiais e o médico deve considerar que o risco/benefício é positivo;
  • ter realizado outros tratamentos para a obesidade por, no mínimo, dois anos, sem ter obtido sucesso;
  • não for usuário de drogas ilícitas ou alcoólatra;
  • não possuir diagnóstico de quadros psicóticos;
  • ter ciência de todos os riscos que o procedimento oferece, da necessidade de mudar o estilo de vida e por precisar ser acompanhado pelo médico por um longo período.

Por fim, no Brasil, a cirurgia bariátrica pode ser realizada a partir de quatro técnicas distintas. São elas: gastroplastia em Y de Roux ou bypass gástrico (GYR), gastrectomia vertical ou sleeve (GV), derivação biliopancreática (DBP) e banda gástrica ajustável.

O que é o balão intragástrico?

O balão intragástrico é uma bola de silicone maleável projetada para ser inflada dentro do estômago e que contém cerca de 500 ml de soro fisiológico em seu interior. O balão intragástrico visa reduzir a capacidade do estômago.

Assim, proporciona uma sensação mais rápida de saciedade e, consequentemente, diminui a ingestão de alimentos. Com isso, é uma alternativa não cirúrgica para tratamento da obesidade, promovendo a perda de peso.

Por ser um procedimento simples, não exige internação e pode ser realizado em ambiente ambulatorial. O balão pode ter sua duração variada entre 6 e 12 meses. Após esse prazo, o dispositivo deve ser substituído ou não, a depender da indicação médica e do desejo do paciente.

Quais as diferenças?

Em primeiro lugar, precisamos falar sobre os requisitos necessários para a realização de ambas as técnicas. Por ser um procedimento complexo e invasivo, a cirurgia bariátrica tem mais exigências para que uma pessoa seja considerada apta.

Já o balão intragástrico é um procedimento indicado para pacientes com sobrepeso, com IMC acima de 25 kg/m2, ou obesidade, IMC acima de 30 kg/m2. Segundo, o balão intragástrico é uma técnica não invasiva, com recuperação mais rápida, diferente da cirurgia bariátrica.

Outra diferença é que a colocação do balão é um procedimento que pode ser revertido. Já a cirurgia bariátrica, na maioria dos casos, realiza modificações permanentes no organismo, sendo irreversível.

Contudo, apesar de todas as diferenças, a decisão pela melhor alternativa será tomada em consenso com o médico, que irá avaliar o quadro do paciente, suas necessidades e os objetivos que podem ser alcançados.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte! 

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp