Cirurgia bariátrica

Cirurgia bariátrica: 5 hábitos para adotar após o procedimento

A cirurgia bariátrica é uma das principais alternativas para o tratamento da obesidade. Assim como qualquer outro procedimento, existem cuidados especiais a serem tomados após sua realização. Caso contrário, além do reganho de peso, há um maior risco de complicações.

Nesse sentido, preparamos este post para listar alguns dos hábitos que você precisará adotar após a realização da cirurgia. Então, se tem interesse no tema, continue a leitura do texto.

Saiba como otimizar os resultados da Cirurgia bariátrica:

1) Reduza a quantidade de alimentos

A cirurgia se caracteriza pela redução do tamanho do estômago e, em alguns casos, pelo desvio do trânsito intestinal. Neste sentido, haverá uma importante mudança no funcionamento do seu trato digestivo e também na capacidade do estômago.

No entanto, isso não significa que você deve parar de comer aquilo que gosta. A recomendação é para diminuir o tamanho das porções, adotando uma alimentação equilibrada. Além disso, caso consuma mais alimentos que o necessário, poderá sentir um mal-estar.

2) Pratique exercícios físicos

O exercício físico é fundamental para manter os resultados da operação. No pós-operatório você já pode iniciar as caminhadas leves, sem grande esforço e sem levantamento de peso.

Posteriormente, para ocorrer a perda de peso, pratique atividades físicas com regularidade, dando preferência a natação, Pilates, caminhadas e outros exercícios de baixo impacto.  Porém, sempre tenha o acompanhamento de um profissional.

3) Acompanhamento psicológico da cirurgia bariátrica

Ter problemas psicológicos e emocionais é muito comum em quem sofre com o excesso de peso corporal. Contudo, a cirurgia não consegue eliminar esse problema. Por isso, o acompanhamento psicológico é fundamental antes e depois da cirurgia.

O tratamento da obesidade é multidisciplinar, pois as mudanças na alimentação e no estilo de vida impactam no emocional do paciente e favorecem o desenvolvimento de transtornos como a depressão.

Então, se você planeja realizar a cirurgia, não ignore a importância de buscar o suporte de um psicólogo. Caso contrário, lidar com a compulsão alimentar e outros problemas emocionais será um desafio.

4) Faça a suplementação

A cirurgia bariátrica promove inúmeras transformações no organismo, especialmente no trato digestivo. Uma delas diz respeito à absorção de nutrientes, sendo consideravelmente impactada no pós-operatório.

Por isso, quem passa pelo procedimento precisa realizar a suplementação de alguns nutrientes essenciais, tais como, ferro, ácido fólico, vitamina B e D. Dessa forma, você evita quadros de anemia e outras alterações metabólicas.

5) Respeite o período de repouso

A recuperação deste tratamento cirúrgico pode levar de seis meses até um ano. No que diz respeito às relações sexuais, os pacientes costumam receber a autorização logo no primeiro mês. Isso porque a prática mobiliza toda a musculatura corporal.

Assim, respeite esse período de recuperação para voltar a ter relações sexuais. Entretanto, essa é uma regra padrão, mas cada indivíduo difere, assim como cada pós-operatório. O seu médico é quem irá determinar o momento ideal para retomar qualquer atividade.

Lidando com a Cirurgia bariátrica

Então, com a leitura deste post, você conheceu alguns dos hábitos mais importantes que auxiliam no pós-operatório da operação. Portanto, siga todas as orientações médicas para reduzir o risco de complicações.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte! 

O que deseja encontrar?

Compartilhe