causas de pedra na vesícula

Você conhece as principais causas de pedra na vesícula?

No geral, a pedra na vesícula, também chamada de colelitíase, começa como uma indigestão após o consumo de algum alimento gorduroso. Rapidamente, esse desconforto inicial evolui para uma dor muito forte no lado direito do abdômen. Quando o paciente descreve tal sensação, a primeira suspeita é de cálculo na vesícula. O órgão armazena a bile, líquido liberado pelo fígado para ajudar nas digestões mais laboriosas.

Para esclarecer as suas perguntas sobre o assunto, veja a seguir as principais causas de pedra na vesícula.

Mas afinal, do que são feitos os cálculos na vesícula?

Os cálculos que se depositam na vesícula são formados, sobretudo pelo excesso de colesterol. Portanto, uma dieta rica em gordura animal (presente em carnes, laticínios e ovos), deixa o indivíduo mais suscetível ao problema. Como o órgão fica sobrecarregado, ocorre gradualmente um acúmulo do colesterol no fundo da vesícula. Esse processo leva ao desenvolvimento de um conjunto de pedras que pode chegar a até 2 centímetros. Aqui, é válido reforçar que o colesterol é solúvel em água e por isso ele se precipita com tanta facilidade até a base da vesícula.

Quais são as causas de pedra da vesícula?

A partir das informações acima, é possível perceber que as causas de pedra na vesícula estão relacionadas principalmente aos hábitos alimentares. Sendo assim, uma medida fundamental para se prevenir da enfermidade é priorizar refeições mais leves, com ingredientes como frutas, verduras e carnes magras. Verifique as tabelas nutricionais dos produtos e restrinja ao máximo o consumo de gorduras saturadas. O seu organismo agradecerá e as suas chances de ter colelitíase diminuirão de maneira significativa.

Além disso, mulheres férteis na faixa dos quarenta anos constituem o grupo de risco preponderante para pedra na vesícula. Alguns especialistas acreditam que o mecanismo de funcionamento do estrogênio não age somente na descarga de substâncias tipo o colesterol, como também promove certo relaxamento da vesícula biliar. Como resultado, tem-se um incremento no depósito de sais e colesterol que originam os cálculos. Diferentes lesões na parede do estômago facilitam a formação das pedras, pois levam a um grau de imobilismo do órgão.

Como é possível tratar o problema?

Quando o paciente já sofre como uma crise de pedra na vesícula, o procedimento mais recomendado é a cirurgia. A intervenção consiste em retirar a vesícula assim que o quadro for diagnosticado, mesmo se ainda não houver dores agudas. Mas fique tranquilo: a operação não prejudica de nenhum modo a vida da pessoa, tendo em vista que é o fígado o responsável por produzir a bile, ou seja, o organismo continua atuando normalmente.

Agora que você sabe quais são as maiores causas de pedra na vesícula, estará mais bem preparado para se prevenir contra essa disfunção. Especialmente quem está na categoria mais propensa aos cálculos deve começar logo a cuidar da saúde.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte.

O que deseja encontrar?

Compartilhe