A pedra na vesícula, ou colelitíase, é uma condição muito comum entre a população e se caracteriza pela formação de cálculos no interior do órgão. O que poucos sabem é que é possível adotar algumas medidas para prevenir esse problema.
Quer saber mais sobre elas? Então, não deixe de continuar a leitura do post. Nele, explicaremos os principais tópicos que você precisa saber a respeito do tema.
O que é a pedra na vesícula?
A colelitíase é uma condição caracterizada pela formação de pequenas pedras no interior da vesícula biliar, órgão localizado abaixo do fígado e que tem como principal função o armazenamento da bile.
Ainda, a bile é uma substância produzida no fígado e atua na digestão das gorduras dos alimentos que ingerimos. A colelitíase pode ser primária, quando se desenvolve no interior do colédoco, ou secundária, quando migra do interior da vesícula biliar.
Embora algumas pessoas convivam com as pedras na vesícula sem nunca perceberem sua presença, ela pode se tornar um problema quando bloqueia o ducto colédoco. Esse canal é responsável por transportar a bile para o intestino.
Assim, quando o seu trânsito é obstruído por uma pedra, a bile não chega ao seu destino, ocasionando complicações graves. Além disso, quanto maior o tamanho e o volume do cálculo, maior a urgência de eliminá-lo.
Como prevenir?
Agora que você já entendeu o que é a colelitíase e como as pedras se formam no interior da vesícula, precisamos falar sobre as principais medidas que podem ser tomadas para evitar o surgimento desse problema. Vamos a elas:
1) Reduza o consumo de produtos industrializados
Uma das dicas mais importantes para evitar a pedra na vesícula é não consumir alimentos industrializados em excesso. Isso porque, esses alimentos são compostos por gorduras saturadas ou trans, contribuindo para a formação de cálculos.
3) Dê preferência aos alimentos saudáveis
O simples fato de evitar os industrializados é suficiente para prevenir a colelitíase. Contudo, para ser ainda mais efetivo, insira alimentos saudáveis na sua dieta. Existem alimentos que são ótimos para a saúde do fígado, como as frutas cítricas, alho, tomate, cebola, abacate, espinafre e repolho.
4) Exercite-se regularmente
O sedentarismo e o sobrepeso são importantes fatores de risco para o desenvolvimento da pedra na vesícula. Dessa forma, se você está buscando a prevenção desse quadro, o primeiro passo é praticar exercícios físicos com regularidade.
5) Insira o feijão azuki na sua alimentação
O feijão azuki não é muito conhecido pela população, mas é uma ótima sugestão para quem deseja evitar a colelitíase. Isso porque atua como um diurético, ajudando na eliminação de toxinas pela urina e, consequentemente, evitando a formação de pedras.
Essas são algumas das principais medidas para prevenir o surgimento de pedra na vesícula. Porém, existem outros cuidados que podem ajudá-lo a afastar o risco de desenvolver essa condição, tais como:
- evitar o uso de cigarro e derivados do tabaco;
- manter uma rotina de visitas regulares ao médico;
- evitar o uso de estatinas, desde que haja consentimento médico;
- consumir vegetais e oleaginosas;
- manter os níveis ideais de vitamina C;
Então, com a leitura deste post, você conheceu as principais medidas que você pode adotar para prevenir o surgimento de pedra na vesícula. Portanto, siga nossas dicas, faça sua parte e mantenha sua saúde em dia.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte!