Estômago

5 Alimentos Que Prejudicam O Bom Funcionamento Do Estômago

Sensação de empachamento, inchaço abdominal, queimação e azia. Todos esses sintomas indicam um mau funcionamento do estômago e estão diretamente relacionados à qualidade da alimentação do indivíduo.

Neste sentido, para evitar esses desconfortos e contribuir com a saúde do trato digestivo, recomenda-se evitar o consumo de alguns alimentos. A seguir, listamos estes itens que você deveria retirar da sua dieta.

1) Adoçante artificial

Se você utiliza adoçante artificial para evitar o consumo de açúcar e cortar calorias, precisamos informar que esta talvez não seja a substituição adequada. Isso porque os adoçantes têm maior impacto sobre o sistema digestivo, ocasionando inchaço, gases e diarreia.

Por isso, se você deseja eliminar o açúcar refinado, teste outras alternativas como os adoçantes naturais, açúcar mascavo ou demerara. Porém, se você utiliza adoçante em função de alguma doença, como o diabetes, converse com seu médico sobre um substituto ideal.

2) Bebidas alcoólicas

A dor no estômago após o consumo de bebidas alcoólicas é um sintoma comum. Isso porque é o estômago quem realiza a absorção do álcool na corrente sanguínea. Porém, o contato direto dessa substância com a mucosa do órgão pode induzir a diversas alterações metabólicas e funcionais.

Ainda, essa dor no estômago pode ser causada por uma intolerância ao álcool, pois o intestino delgado não é capaz de produzir as enzimas necessárias para sua digestão, úlceras estomacais, gastrite ou pancreatite.

3) Cafeína

Uma dúvida muito comum é se o consumo de café pode causar gastrite ou algum outro problema no estômago. Geralmente, os médicos recomendam evitar o consumo de cafeína em função da xantina, um poderoso estimulante do sistema nervoso central.

Essa substância é rapidamente absorvida no trato intestinal e metabolizada no fígado. Além disso, a cafeína é uma substância irritante da mucosa gástrica, fazendo com que o estômago aumente a produção de ácido.

3) Chiclete

Se você gosta de mascar chicletes, temos uma má notícia para você: ele prejudica o funcionamento do estômago. Isso porque a goma de mascar causa um estímulo à produção de ácido estomacal.

Contudo, o consumo deste alimento só é um perigo para aqueles que já possuem problemas como gastrite, úlceras e refluxo. O problema pode ser ainda pior quando as pessoas mascam chicletes sem consumir nenhum alimento antes.

4) Frutas cítricas

Embora as frutas cítricas como a laranja, abacaxi ou morango, sejam ricas em vitaminas, fibras e potássio, elas podem causar irritação estomacal, aumentando a acidez. Por isso, prejudicam o funcionamento do órgão, especialmente para quem sofre com gastrite ou refluxo.

Ainda, esses alimentos também devem ser evitados em casos de úlceras e crises de gastrite, pois o ácido pode elevar a dor estomacal. Entretanto, existem estudos que apontam que essa tolerância varia de pessoa para pessoa.

5) Frituras

Frituras e embutidos, como a mortadela, a salsicha e os salgadinhos de festa, são alimentos prejudiciais ao estômago. Isso porque possuem uma grande quantidade de corantes e conservantes que irritam a parede do órgão.

Isso vale tanto para as frituras úmidas quanto para as secas, como aquelas encontradas no mercado e que são fritas em gordura hidrogenada ou trans. Esses tipos de gorduras têm grande potencial de aumentar uma possível inflamação no estômago.

Enfim, esses são alguns dos alimentos que você precisa evitar para favorecer o funcionamento do estômago, principalmente se já sofre com algum problema estomacal. Portanto, procure a orientação de um nutricionista e siga uma alimentação saudável.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte! 

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp