cirurgia robótica de hérnia

Cirurgia robótica de hérnia: saiba mais

Até alguns anos atrás, podemos dizer que a ideia de que robôs pudessem ajudar a medicina a realizar procedimentos simples ou complexos para ajudar a saúde humana era algo muito futurista.  No entanto, hoje a cirurgia robótica de hérnia já é uma realidade e hospitais grandes do país já oferecem essa alternativa.

O procedimento, de maneira complexa, visa não só tratar o problema da hérnia como também prevenir riscos de dores e contrair infecções durante o pós-operatório. A cirurgia convencional é muito sujeita a esses problemas, algo que a nova modalidade não fornece, além de promover uma recuperação mais rápida e tranquila.

Como é feita a cirurgia robótica de hérnia?

Quando se fala em cirurgia robótica de hérnia, é interessante pensar sobre o método de cirurgias minimamente invasivas. Esse tipo de operação para tratar a hérnia é uma delas. O procedimento, que é realmente feito por um robô, trata a hérnia por meio de incisões em cinco músculos próximos à hérnia. O ato de fazer um grande corte no abdômen é descartado, eliminando assim a necessidade de uma grande cicatriz.

O robô possui pinças, câmera (endoscópio) e outros materiais que ajudarão o cirurgião a detectar a hérnia e a tratá-la. Contudo, é o próprio cirurgião quem controla o robô com a ponta dos dedos. Dessa forma, o médico tem maior facilidade em atingir pontos no paciente que são mais difíceis de serem tratados e assim resolver o problema por completo.

A visão é totalmente tridimensional, no qual o médico amplia a pinça e evita tremores, balanços e promove um movimento sem problemas. Essas incisões podem ser variadas de acordo com o tamanho da hérnia, porém o número de cinco portais é essencial para que o médico atinja o problema sem riscos ao paciente e o trate em sua totalidade.

Vantagens do procedimento

As vantagens da cirurgia robótica de hérnia são inúmeras, embora ainda seja uma prática não tão difundida no Brasil. Por ser uma técnica minimamente invasiva, o paciente não sente dor e nem incômodos durante a cirurgia, o que dá uma melhor chance do cirurgião tratar o problema sem causar agressões ao organismo do paciente.

Por ter o auxílio de uma câmera, o médico consegue ter mais mobilidade. Nem sempre em métodos convencionais os cirurgiões conseguem resolver a situação com eficácia e geralmente o tempo é muito demorado. Com o apoio da nova técnica, a cirurgia é mais rápida, mais efetiva e a recuperação mais tranquila. Um paciente submetido a essa opção cirúrgica pode levar à alta hospitalar em um dia.

Além de proteger a área abdominal, a hérnia robótica também evita que a cirurgia ocasione o surgimento de outras hérnias por conta do enorme corte. As chances de o órgão escapar do lugar e ter que recolocá-lo de volta à sua posição são bem menores. Dessa forma, a probabilidade de contrair uma possível infecção também é diminuída.

Com o incentivo à essa técnica, mais pacientes terão maior qualidade de vida de forma mais tranquila e saudável.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte.

O que deseja encontrar?

Compartilhe