estômago

7 alimentos que prejudicam o estômago

Sensação de estufamento, queimação e cólica são alguns dos sintomas mais desconfortáveis provocados por problemas estomacais, como, por exemplo, a gastrite. A alimentação exerce grande influência na presença ou ausência desse transtorno. Por isso, é importante conhecer quais os alimentos que prejudicam o estômago.

Quer saber quais são eles? Então, não deixe de ler este post.

7 Alimentos Que Prejudicam O Estômago

A seguir, saiba o que retirar da sua dieta para evitar esse desconforto.

1. Goma de mascar

Os famosos chicletes, com ou sem açúcar, são grandes vilões para o estômago. Isso porque, a mastigação de qualquer alimento faz com o que este órgão se prepare para recebê-lo. Para isso, produz uma quantidade maior de ácidos necessários para a digestão.

Porém, como a goma de mascar não deve ser engolida, ela engana o estômago. Ao não receber o alimento esperado, os ácidos estomacais produzidos podem ferir o órgão, provocando os sintomas desagradáveis.

2. Carnes vermelhas

Apesar de serem fontes importantes de proteínas, as carnes vermelhas são de digestão lenta, principalmente aquelas com gordura. Com isso, o alimento permanece por mais tempo no estômago, causando sintomas de uma gastrite.

Além disso, alguns tipos de carnes contam com hormônios utilizados para engordar o gado, favorecendo o desenvolvimento de tumores malignos no estômago. Ademais, a fumaça de produtos defumados interfere na produção de bactérias boas para o intestino.

3. Condimentos fortes

Alguns condimentos mais agressivos, como as pimentas, temperos prontos, ketchup, mostarda e molho shoyu são extremamente nocivos para o sistema digestivo. Isso porque potencializam possíveis inflamações que já existam na região. Ademais, esses preparos são ricos em conservantes e condimentos, tornando o problema ainda maior.

4. Leite

Embora seja um alimento necessário em algumas fases da vida e uma importante fonte de cálcio, o leite também é rico em proteínas. Por isso, o seu consumo em excesso é prejudicial para o estômago, mesmo para quem não tenha intolerância à lactose.

Ademais, o leite é capaz de mudar o pH do órgão, fazendo com que fique mais alcalino. Em consequência disso, passa a produzir ainda mais ácido. Com isso, após a ingestão da bebida, sentimos aquela desconfortável sensação de azia.

5. Produtos integrais

Alguns alimentos considerados saudáveis também são capazes de prejudicar o estômago. Esse é o caso, por exemplo, do pão integral industrial. Isso porque, mesmo sendo comercializado como integral, alguns produtos contêm quantidades irrisórias desse tipo de farinha. 

6. Açúcar

O consumo de açúcar em excesso ou de produtos muito doces aumentam a fermentação intestinal, causando desconforto gástrico. Além disso, as balas e sorvetes funcionam de modo semelhante à goma de mascar, causando queimação, azia e outros sintomas desconfortáveis.

7. Frituras e embutidos

Salsichas, linguiças, salames, mortadelas e todo tipo de fritura são alimentos extremamente prejudiciais para o estômago. Os embutidos contêm excesso de corantes e conservantes, substâncias que irritam o órgão.

Já as frituras produzem substâncias oxidantes que agravam o desconforto gástrico. Isso vale tanto para aqueles produtos encharcados de óleo de cozinha quanto para as frituras mais secas.

Portanto, com a leitura deste post, você conheceu os principais alimentos prejudiciais ao estômago. Então, se você já sofre com queimação, azia, cólica ou sensação de estufamento, retire-os da sua alimentação.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte! 

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp